Vídeo: Tonho Matéria faz carta de repúdio contra humorista que criticou a capoeira
Por Tiago Di Araujo | Bocão News
Expressão cultural que mistura arte marcial, esporte, cultura popular e música, sendo uma das mais tradicionais do Brasil, a capoeira recentemente foi alvo de duras críticas do humorista Dihh Lopes, em um show de stand up comedy, no teatro Santo Agostinho, em São Paulo. Em trecho da apresentação, o comediante chama a capoeira de “uma p*** de uma bosta” e diz que quem “joga” não merece respeito.
Assista ao vídeo (a partir de 41 minutos)
A “piada” foi vista com maus olhos por capoeiristas de todo Brasil. Na Bahia, o cantor e mestre de capoeira, Tonho Matéria, utilizou seu perfil oficial do Instagram para publicar uma carta de repúdio contra o humorista. Na legenda, ele afirma que o comediante agiu de forma “Pejorativa Racista, denegrindo,difamando,sub-julgando a nossa arte popular brasileira e Patrimônio Imaterial da Humanidade”.
Com a repercussão negativa, Dihh Lopes decidiu apagar o vídeo da sua página oficial do Facebook, mas as imagens ainda podem ser vistas no canal do humorista no YouTube. Além disso, o comediante gravou um vídeo pedindo desculpas aos capoeiristas pelos termos utilizados para falar da expressão cultural e revelou ter sofrido diversas ameaças.