Início Destaque Vídeo: Tonho Matéria faz carta de repúdio contra humorista que criticou a...

Vídeo: Tonho Matéria faz carta de repúdio contra humorista que criticou a capoeira

Por Tiago Di Araujo | Bocão News

Expressão cultural que mistura arte marcial, esporte, cultura popular e música, sendo uma das mais tradicionais do Brasil, a capoeira recentemente foi alvo de duras críticas do humorista Dihh Lopes, em um show de stand up comedy, no teatro Santo Agostinho, em São Paulo. Em trecho da apresentação, o comediante chama a capoeira de “uma p*** de uma bosta” e diz que quem “joga” não merece respeito.

Assista ao vídeo (a partir de 41 minutos)

A “piada” foi vista com maus olhos por capoeiristas de todo Brasil. Na Bahia, o cantor e mestre de capoeira, Tonho Matéria, utilizou seu perfil oficial do Instagram para publicar uma carta de repúdio contra o humorista. Na legenda, ele afirma que o comediante agiu de forma “Pejorativa Racista, denegrindo,difamando,sub-julgando a nossa arte popular brasileira e Patrimônio Imaterial da Humanidade”.

View this post on Instagram

CARTA DE REPÚDIO Nós, da comunidade e guardiões de nossa arte secular chamado “Capoeira” abaixo-assinados, vimos por meio desta manifestar o nosso veemente repúdio à atitude do pseudo humorista Dihh lopes que através um ato público por meio de sua atuação no palco e postagens em rede sociais,assim agindo de uma forma Pejorativa Racista, denegrindo,difamando,sub-
julgando a nossa arte popular brasileira e Patrimônio Imaterial da Humanidade “Capoeira”. Entendemos que tal atitude possui caráter Racista e segregativo sujando e manchando a imagem de uma Arte luta,no qual atua como base de uma nação afro-brasileira e Pilar de uma cultura popular,acadêmica,socio-cultural de nosso povo.
Viemos então convocar toda comunidade capoeiristica e simpatizantes para mais esse luta
contra os grilhões da ignorância e segregação racista a qual não aceitaremos mais distúrbios e desrespeitos aos nossos ancestrais que com muita luta suor e sangue,os mestres Grios construíram e e transmitiram por oralidade esse legado maravilhoso e a nossa missão de guardioes , proteger e salvaguardar nossa arte para as gerações futuras.
Sem mais contamos com vosso apoio
Vamos a luta
!!!! Axe' Babá !!!!!

A post shared by Tonho Materia 🇧🇷 (@tonhomateria) on

Com a repercussão negativa, Dihh Lopes decidiu apagar o vídeo da sua página oficial do Facebook, mas as imagens ainda podem ser vistas no canal do humorista no YouTube. Além disso, o comediante gravou um vídeo pedindo desculpas aos capoeiristas pelos termos utilizados para falar da expressão cultural e revelou ter sofrido diversas ameaças.