Início Notícias SALVADOR: Churrascarias são autuadas pelo Procon por vender produtos vencidos

SALVADOR: Churrascarias são autuadas pelo Procon por vender produtos vencidos

Mais dois restaurantes foram autuados nesta segunda-feira (5) durante a operação Gourmet, do Procon-Bahia.

A churrascaria Fogo de Chão, no Rio Vermelho, por expor à venda produtos com prazo de validade expirado, ausência de placa informando a proibição de venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos, ausência de informação no cardápio acerca da quantidade dos produtos oferecidos no estabelecimento e ausência do Código de Defesa do Consumidor (CDC) em local visível aos consumidores.

(Foto: Divulgação)

O Barbacoa, na avenida Tancredo Neves, foi autuado por expor à venda produtos com prazo de validade expirado e ausência de informação nos produtos presentes na área de produção – como procedência, fabricação, data de validade.

A operação busca fiscalizar o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor, incluindo condições de higiene da cozinha, disposição de cardápio/tabela de preços na frente do estabelecimento, proibição da cobrança de consumação mínima, proibição de cobrança de qualquer percentual sobre o valor do consumo, entre outras irregularidades.

Os estabelecimentos autuados têm prazo de 10 dias para apresentar a defesa. OCorreio24horas não conseguiu localizar responsáveis pelos restaurantes para se pronunciar sobre o assunto. Segundo Ricardo Maurício, na quinta-feira o Procon fará reunião com a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), à pedido da associação, para discutir o assunto, tentar “ajustar as condutas” e fazer uma conscientização, mostrando os erros que estão sendo feitos.

Ao todo, 10 restaurantes foram fiscalizados e cinco autuados.

Fonte: Correio da Bahia