Início Educação Como Fazer uma Boa Introdução com Alguns Truques Fáceis

Como Fazer uma Boa Introdução com Alguns Truques Fáceis

Introdução na redação: Quer aprender como fazer introdução? Então você está lendo o artigo certo. A introdução é uma peça chave de qualquer texto. É importante que ela seja atrativa e bem escrita. Assim, o leitor vai ter vontade de continuar lendo o seu texto.

Tem muitas pessoas que não possuem domínio com a escrita. Além disso, a maioria concorda que o mais difícil é dar início a um texto. Uma boa introdução vai definir se o leitor vai ser conquistado ou afastado.

Pensando nisso, preparamos esse artigo para você aprender como fazer uma introdução. Ao final desse artigo, você vai ver que fazê-la não é tão difícil como parece. Não deixe de conferir e boa leitura!

O que é uma introdução?

Como o próprio nome diz, introdução é a parte do texto que vai introduzir o assunto que vai ser abordado. Pode até parecer algo óbvio, mas não é. Muitas pessoas fazem a introdução totalmente errada.

Listaremos agora algumas coisas que não devem estar presentes em uma introdução.

Um resumo do texto

Você quer que o leitor leia o seu texto até o final, não é mesmo? Então, qual seria o objetivo de colocar tudo na introdução? Se você fizer isso, não teria sentido a pessoa continuar lendo.

Um contexto sobre a humanidade

Se o seu texto for sobre a origem da humanidade, tudo bem. Mas se não for, não tem porque você começar o seu texto dizendo “desde que o mundo se tornou mundo…”.

Repetição do título

A pessoa já leu o título. Não precisa repetir o assunto.

“Era uma vez…”

Você não vai contar uma história enorme na introdução. A mesma precisa ser objetiva, sem enrolação.

E o que deve ter em uma introdução?

Contextualize o leitor

Assim como o título, a introdução deve abordar o assunto que você vai tratar no texto. Por isso, a ideia é contextualizar o leitor a respeito desse assunto, mostrando qual caminho você vai seguir.

Traga uma informação relevante

Dessa forma, o seu texto vai gerar valor para quem está lendo. Caso contrário, ele não vai continuar a leitura.

Instigue

Como dito anteriormente, você não quer que o seu leitor pare de ler o seu texto. Por isso, não entregue tudo na introdução. Desperte a curiosidade do seu leitor, deixando alguma promessa ou pergunta.

Seja breve

Não tem necessidade de uma introdução ter muitos parágrafos, de muitas linhas. Se coloque no lugar do leitor: você leria uma introdução longa?

Mostre os benefícios de continuar na leitura

Mostre o que as pessoas vão aprender lendo o seu texto. O que elas vão ganhar com a leitura. Esse tipo de informação é excelente para uma boa introdução

home > educação > como fazer uma boa introdução com alguns truques fáceis
Como Fazer uma Boa Introdução com Alguns Truques Fáceis

Como fazer uma boa introdução?

Alguns pontos devem ser pensados na hora de você começar a sua introdução.

Persona

Você tem um público. Quem são as pessoas que compõem esse público? Quando ela ler o seu texto, o que ela vai querer que seja respondido?

O problema da pessoa deve ser mostrado na introdução. E você também deve mostrar que vai mostrar a solução do problema ao longo do texto.

Linguagem

Use o mesmo padrão de linguagem desde a introdução até a conclusão. Isso auxilia que o leitor se engaje e se sinta atraído pelo seu texto. E não se esqueça de focar a linguagem na sua persona.

Objetivo do texto

Qual objetivo específico do seu texto? Você está fazendo uma introdução para um trabalho da escola? Para o seu TCC? Para o seu blog? Dependendo do seu objetivo que você deve direcionar o seu texto para o público.

Caso você não saiba onde quer chegar, sua introdução se tornará genérica e não vai gerar um bom engajamento por parte do seu público.

Tamanho do que está sendo produzido

Quanto menor for o texto, menor deve ser seu início. Por exemplo, se o seu texto tem 600 palavras e você faz a mesma com 300 palavras, algo está errado.

Você deve deixar a sua introdução bem objetiva. Lembre-se: ela serve apenas para introduzir o assunto e atrair o leitor.

Agora você já sabe como fazer uma introdução. Siga nossas dicas que você não terá dificuldade em iniciar o seu texto. Até mais!