Como conhecer várias cidades com uma passagem? Saiba agora
Já pensou em ir para uma cidade, mas aproveitar outra cidade com a mesma passagem? Exemplo, conhecer Buenos Aires durante uma viagem para Santiago? E algum país da Europa, durante uma viagem para a Ásia?
E o melhor de tudo isso, é a economia, sem precisar comprar outra passagem. Conheça mais sobre STOPOVER, sabia dicas como usar nas suas próximas viagens.
Afinal de contas, o que é STOPOVER?
O Stopover é quando o passageiro faz voluntariamente uma escala ou conexão com duração maior que 24 horas (em voos internacionais) e maior que 4 horas (em voos domésticos), antes de sua destinação final, sem incorrer em custo adicional. Ou seja, você aproveita a passagem com destino a uma determinada cidade para conhecer outra, fazendo uma parada programada entre os voos. Confira alguns exemplos:
Leia mais:
– Viajando na Mala – O melhor manual para viaja
– Como morar nos Estados Unidos – Guia Passo a Passo
Exemplo 1: Viagem de alguma cidade no Brasil com destino final para Paris (França), com conexão em Lisboa (Portugal), o passageiro escolhe ficar uma ou mais noites em Lisboa, sem pagar nada a mais por isso, aproveitando a passagem original.
Exemplo 2: Viagem de alguma cidade no Brasil para Nova Iorque (EUA), com conexão no Panamá, o passageiro escolhe escolher ficar uma ou mais noites no Panamá, sem pagar nada a mais por isso, aproveitando a passagem original.
Exemplo 3: Viagem de alguma cidade no Brasil para o Tóquio (Japão), com escala ou conexão em Los Angeles (EUA), o passageiro escolhe escolher ficar uma ou mais noites em Los Angeles, sem pagar nada a mais por isso, aproveitando a passagem original.
Em que ocasiões o Stopover pode ser feito?
Em voos internacionais, quando sua viagem entre origem e destino final envolver uma escala ou conexão, bem como sempre que as regras do bilhete e da companhia aérea permitirem. Em alguns voos domésticos dentro dos Estados Unidos, México, Europa, Ásia e Oceania. As companhias aéreas possuem diferentes políticas. Algumas permitem até 2 Stopovers por bilhete (exemplo: um na ida e outro na volta).
Como devo proceder para realizar o Stopover?
O Stopover deve ser feito preferencialmente antes da compra da passagem. Em alguns casos, no entanto, é possível pedir o Stopover depois do bilhete ser emitido, antes de se iniciar a viagem, sujeito, nesse caso, a uma taxa adicional.
Antes do voo, basicamente, o Stopover pode ser feito de 3 maneiras:
Internet, utilizando a opção multi-city, múltiplos destinos ou múltiplas cidades, do site da companhia aérea ou de agências virtuais, como o Submarino Viagens. Veja um passo a passo sobre como pesquisar no final desse post.
Central de vendas da companhia aérea, informando o destino, datas e a opção desejada de Stopover.
Agentes e agências de viagem especializadas, quando não envolver um pacote pré-estabelecido, informando o destino, datas e a opção desejada de Stopover.
É essencial pesquisar inicialmente as opções de voos, datas e preços, considerando seu interesse de origem e destino final. Em muitos casos, é possível fazer o Stopover aproveitando as superpromoções divulgadas pelo Melhores Destinos.
Em seguida, monte diferentes opções de roteiro, avaliando se prefere fazer a parada do Stopover no trecho de ida ou de volta da viagem, e em quais datas e horários eles podem ocorrer. Quanto maior a flexibilidade, maior é a chance de conseguir realizar o Stopover. Esse planejamento inicial da viagem é muito importante, pois pode acontecer de haver vaga na mesma classe tarifária numa data ou voo específico, e de não haver em outra, como acontece no tradicional processo de compra de uma passagem aérea.
Na hora de pesquisar e comprar, a dica para ter certeza de que você não pagará nada a mais pelo Stopover é verificar se o valor da tarifa utilizando o múltiplos destinos é igual à tarifa da passagem origem x destino final original. Se houver mudança no preço, verifique então se estão sendo respeitadas as regras estabelecidas pela companhia aérea (exemplo: restrições de tempo de permanência no destino intermediário, classe tarifária, número de conexões etc.). Atenção: é possível haver um pequeno acréscimo no preço final da passagem, em função da cobrança de taxas aeroportuárias adicionais relacionadas ao local onde será realizado o Stopover.