Início aplicativos Cinco aplicativos gratuitos que ajudam no controle de calorias ingeridas

Cinco aplicativos gratuitos que ajudam no controle de calorias ingeridas

Grupo no telegram: t.me/seligacamacari | Site de vagas em Camaçari: ACESSE

Serviços oferecem informações nutricionais, sugestões de dietas e até de exercícios


Agência O Globo

Perder ou ganhar peso nem sempre é fácil, o que leva muitos brasileiros a recorrerem aos mais variados tipos de dietas. Uma delas é o controle de calorias, que já apareceu com roupagens como ‘dieta dos pontos’, ‘dieta da tabela’, entre outras. Agora, esse tipo de regime está facilitado graças aos aplicativos de controle de calorias disponíveis para smartphone: com uma simples busca, é possível encontrar dezenas de opções deles, que prometem não só a administração do que é ingerido, como também programas alimentares e de exercícios.

Esses aplicativos mantêm o controle das metas de ganho ou perda de peso baseados em dados inseridos pelos usuários, como altura, peso, estilo de vida e ritmo definido para as mudanças na balança. A grande vantagem deles é a extensa base de dados, muitas vezes alimentada pelos usuários, de alimentos, incluindo seus valores calóricos e nutricionais. Alguns desses utilitários ainda sugerem exercícios para o caso de perda de calorias em excesso, além de controlar medidas como Índice de Massa Corporal (IMC) e circunferência da cintura.

Apesar da praticidade, a nutricionista e coaching em emagrecimento Camila Monteiro avisa que os aplicativos devem funcionar como um auxílio, enquanto o acompanhamento principal é feito por um profissional da área. Ela explica que os aplicativos, na maioria das vezes, adotam medidas padrão para pessoas com determinado peso, o que nem sempre é o ideal.

— No aplicativo, você só controla a quantidade. O que temos que fazer, também, é controlar a qualidade — detalha. Segundo a especialista, outros cuidados além da atenção às calorias envolvem observar os horários de ingestão de alimentos, as reações do organismo a cada alimento, além de taxas como gorduras, carboidratos e proteínas.

— Os aplicativos são válidos para ajudar as pessoas que já têm um planejamento calculado, com qualidade, pensando em seu dia, nos alimentos que fazem bem e mal. — resume a nutricionista.

Com essas informações em mãos, confira uma lista com alguns dos aplicativos gratuitos de controle calórico mais baixados no Google Play, a loja de apps dos celulares Android. Com exceção do EasyFit, todos estão disponíveis na loja da Apple, a Appstore.

MyFitnessPal

O aplicativo permite a montagem de um cardápio diário e disponibiliza a quantidade de calorias e nutrientes ingeridos por refeição, além das perdidas por meio de exercícios, tudo cadastrado manualmente pelo usuário. O controle é feito pelo cadastro de uma meta de peso logo que o usuário faz o cadastro. O aplicativo ainda dispõe de um blog com dicas de saúde e a possibilidade de compartilhamento de informações.

Virtuagym Food

Com perguntas sobre medidas e estilo de vida, o aplicativo elabora um plano nutricional baseado na meta de peso selecionada pelo usuário. A partir daí, cabe ao mesmo selecionar, entre a lista de alimentos disponíveis, o que consumir. O aplicativo informa não só as calorias consumidas, como as taxas de carboidratos, proteínas e gorduras, além de fornecer sugestões de exercícios para eliminar tais calorias.

MyPlate

O único em língua inglesa da lista funciona de forma semelhante aos demais. A grande vantagem é a indicação da dificuldade da meta estabelecida pelo usuário. Pode ser útil, também, para aqueles que consomem grande quantidade de produtos importados.

EasyFit

Apesar de utilizar um sistema semelhante aos demais, o EasyFit não permite que o usário determine o ritmo no qual deseja atingir sua meta de peso. No entanto, o aplicativo permite um controle bem mais detalhado de alimentação e exercícios (principalmente) do que os outros apps, com espaço para medidas de cintura e IMC, por exemplo.

Runstatic Balance

O seu funcionamento também é semelhante aos demais, embora tenha uma interface mais limpa e fácil de usar. Tem como vantagens os informes claros da quantidade de calorias recomendadas em cada refeição, além dos níveis de carboidratos, proteínas e gorduras recomendados diariamente. Além das opções de ganhar ou perder peso, há também o modo ‘comer saudável’.