Início Notícias Calmantes naturais para animais

Calmantes naturais para animais

calmantes-naturais-animais

O estresse pode estar por trás de quase todos os problemas que os animais têm, apesar de muitas vezes não ser reconhecido. Portanto, fiquem atentas porque o estresse pode estar causando o nervosismo e a ansiedade do seu animal de estimação. 

Nós aqui do Lar Natural, resolver compartilhar com vocês algumas soluções naturaisque podem ajudar a aliviar esses sintomas e acalmar os seus amiguinhos peludinhos.

O que fazer nesse caso

Em primeiro lugar, examinar o estilo de vida do seu animal e, tentar descobrir o que está lhe causando estresse. Em geral, o que estressa um animal é tédio, falta de atenção do dono e condições adversas no ambiente em que vive.

Está acontecendo algum tipo de desavença ou conflito na sua casa? Alguma mudança significativa nos costumes da casa? Os animais absorvem o que acontece no ambiente em que vivem. Outra pergunta para se fazer é: Será que estou passando mais tempo fora de casa?

Uma vez que você identificar a origem do desconforto do seu animal e tomar as providências necessárias, para resolvê-la, considere algumas outras sugestões, que podem funcionar muito bem.

Calmantes naturais para animais

Musicoterapia

Músicas clássicas com arranjos simples, tocadas com um único instrumento e com ritmo lento exercem um efeito calmante muito significativo em animais. Não são todas as músicas clássicas. É preciso fazer uma pesquisa, para escolher as apropriadas e, ir experimentando. Uma música clássica, muito conhecida, que relaxa e acalma animais é a Four Season” de Vivaldi.

Se você puder massagear o seu bichinho, enquanto ele ouve esse tipo de música, você vai potencializar o efeito calmante da musicoterapia.

Florais

Os florais são muito eficazes, para acalmar os nossos bichinhos de estimação. É só uma questão de criarmos o hábito de usá-los. Na verdade, é tudo muito simples.

Vá a uma farmácia especializada e, encomende uma fórmula floral com as seguintes essências: rescue – aspen – mimulus – rock rose e star of bethlehem, todas do sistema Bach. Peça para usarem glicerina vegetal como conservante, na preparação, em um vidrinho de 30 ml. O ideal é que o animal tome 4 gotas dessa fórmula, 6 vezes ao dia. Misture na água e na comida para ajudar. Você vai se surpreender!

Aromaterapia

Os óleos essenciais podem ser muito calmantes e relaxantes para animais domésticos. Os óleos de lavanda, camomila e laranja doce são especiais para essa finalidade.

Você pode pingar umas gotinhas de cada um desses três óleos em um difusor elétrico e, colocar no lugar da casa que o seu animal prefere ficar. Essa forma de usar os óleos é 100% segura até para os gatinhos, que, diga-se de passagem, são muito sensíveis a cheiros. Olho neles!

Uma outra maneira é pingar os óleos em toalhas de papel e colocar debaixo da almofada de dormir do seu bichinho. Essa sugestão é mais para os cachorros, não é aconselhável para os gatos.

Dêem uma chance para essas soluções naturais ajudarem os seus animais de estimação a ficarem bem calminhos e relaxadinhos. Depois voltem aqui, pra contar pra gente!

 

Fonte: lar-natural.com.br