VÍDEO: momentos antes do terremoto na Turquia e Síria pássaros ficaram agitados
Alguns vídeos que circulam nas redes sociais mostram um movimento anormal de pássaros durante a madrugada de segunda-feira (6), momentos antes do terremoto que atingiu a Turquia e a Síria.
As imagens mostram comportamentos agitados de pássaros diurnos, durante a hora da madrugada em que começou o sismo de magnitude de 7,8 na Turquia e 7,6 na Síria.
Internautas questionarem se os animais conseguiram prever o terramoto, que já vitimou mais de cinco mil pessoas, antes de este ter acontecido.
O que dizem os especialistas
Especialistas, no entanto, são céticos em relação à capacidade destes pássaros terem previsto o sismo e que as imagens podem não ter nada demais.
De acordo com a Rádio Renascença, de Portugal, não há unanimidade científica no fato de animais conseguirem antecipar desastres naturais e outros fenômenos.
Um estudo desenvolvido em 2020, por Martin Wikelski, um premiado cientista alemão do Max Planck Institute for Animal Behavior, analisou os níveis de atividade de um grupo de animais domésticos (vacas, ovelhas e cães) antes vários terramotos.
O cientista concluiu que existem “padrões estatisticamente confiáveis de atividade pré-sísmica em animais” que podem fornecer “informações valiosas para a previsão de terremotos”. Mas, de qualquer forma, essa capacidade estaria limitada a períodos de tempo muito curtos, pouco úteis para salvar vidas.
Com informações da Rádio Renascença
Você precisa fazer login para comentar.