Início TV Vídeo do Porta dos Fundos é repudiado por associações de diabetes

Vídeo do Porta dos Fundos é repudiado por associações de diabetes

Por Bahia Notícias

Um vídeo publicado na quinta-feira (9), no Youtube, no canal humorístico Porta dos Fundos, foi alvo de protestos dos usuários do site. No vídeo, o ator Gregório Duvivier representa um youtuber que conta aos internautas que comeu 25 fatias de pizza e tomou quatro litros de refrigerante sem respirar em outros programas, e anuncia que desta vez irá fazer algo “muito legal”: injetar insulina no seu corpo. Após a injeção, o ator aparece se divertindo falando sobre sintomas da diabetes como visão turva e formigamento nos membros.

De acordo com a Folha de S. Paulo, o conteúdo foi repudiado pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), que considerou o vídeo ofensivo às pessoas com a doença. Segundo a médica Hermelinda Cordeiro Pedrosa, presidente da organização, a ironia com a qual o tema abordado “não é a forma que se deve proceder com relação ao diabetes, uma doença complexa, epidêmica e em crescimento”.

“É um desserviço porque as pessoas que vão usar insulina pela primeira vez têm muito receio. Foi uma abordagem deselegante, desnecessária e desrespeitosa. É perigoso esse tipo de divulgação, há pessoas usando o hormônio [insulina] como anabolizante, de forma incorreta e perigosa. Tentamos entrar o contato com o Porta dos Fundos, mas, até agora, não tivemos resposta”, afirmou a médica.

A nota também gerou reação de associações de pacientes e blogueiros, que se manifestaram da mesma forma que a SBD, afirmando que o canal foi leviano e que deveria se empenhar em informar a população, além de divertir o seu o público.