Início Tecnologia Versão falsa do WhatsApp engana mais de 1 milhão de usuários

Versão falsa do WhatsApp engana mais de 1 milhão de usuários

Aplicativo se apresentava como ‘Update WhatsApp’ antes de ser retirado do ar

Uma versão falsa do WhatsApp alcançou mais de um milhão de downloads antes de ser retirada do ar da loja virtual do Google, informa a BBC. Chamado “Update WhatsApp Messenger”, o aplicativo não tinha qualquer função, apenas exibia anúncios aos internautas.

No início, o aplicativo era apresentado como “WhatsApp Business”, que seria uma versão empresarial do WhatsApp, mas após reclamações de pessoas que baixaram o programa, ele foi renomeado como “Update WhatsApp”.

O programa foi identificado por usuários do fórum Reddit. Segundo internautas, o que chamou a atenção nesta versão pirata foi o nome do programador, apresentado como “WhatsApp Inc.“, idêntico ao original, mas usando como espaço um caractere especial que funciona como espaço.

Essa sutil diferença transformou o “Update WhatsApp Messenger” indetectável aos olhos dos analistas do Google e dos usuários comuns. Após ser alertado, o Google removeu o aplicativo da Play Store.

Siga nosso Instagram: @seligacamacari | Confira as vagas de emprego: VagasEmCamaçari | VagasBahia

O aplicativo também exigia permissão para receber dados da internet, acessar as conexões de rede, controlar a vibração e prevenir que o dispositivo entre em modo de espera. Segundo internautas no Reddit, é possível que com essas informações os programadores infectassem o aparelho com malwares. A publicadora tinha outros dois aplicativos na Google Play, também versões alternativas dos jogos “Kodi” e “Temple Run 2”. Todos foram colocados no ar em outubro deste ano.

Por Agência O Globo