Início Salvador Verão em Salvador deve ter sensação térmica de 39ºC e chuvas rápidas...

Verão em Salvador deve ter sensação térmica de 39ºC e chuvas rápidas com trovoadas

A partir das 19h22 desta sexta-feira (21) daremos boas-vindas ao verão. Durante a estação mais quente do ano, Salvador deve registrar 35,8ºC, com sensação térmica de 39ºC. De acordo com a meteorologista Cláudia Valéria, do Instituto Nacional de Meteorologia na Bahia (Inmet/BA), o forte calor também deve atingir as cidades da região metropolitana e do recôncavo baiano.

“Esse é o período do ano que temos as temperaturas mais elevadas em Salvador, região metropolitana e recôncavo, porque temos pouca chuva acontecendo. No último verão, a maior temperatura ocorreu já no final da estação, no mês de março, onde os termômetros registraram 35,8 ºC e isso deve se repetir nesse verão, com sensação térmica variando entre 38 ºC e 39 ºC graus”, explicou.

Apesar da alta na temperatura, as chuvas rápidas acompanhadas de trovoadas também são esperadas nesse período. “As chuvas não são frequentes e quando ocorrem são pancadas mais rápidas e podem, inclusive, estar acompanhadas de trovoadas e descargas elétricas, devido as temperaturas serem mais elevadas nessa época do ano. No entanto, não são aquelas chuvas persistentes, normalmente são chuvas fortes em poucos dias e logo depois a gente volta a ter o sol”, disse.

Já nas regiões oeste, sudoeste, sul e São Francisco são esperadas fortes chuvas. “Nesses locais chovem muito no verão, então é uma outra condição totalmente diferente das demais regiões do estado”, explicou Valério. Por BNews