Início Brasil Verão começa nesta quinta e Nordeste poderá ter máximas acima de 35º

Verão começa nesta quinta e Nordeste poderá ter máximas acima de 35º

Foto: Ilustrativa/Reprodução/Pexels

Para quem mora em Salvador e outras cidades do Nordeste, parece que o verão já começou há algum tempo, devido ao clima, às festas e a energia das pessoas. Mas, oficialmente, a estação mais quente do ano tem início nesta quinta-feira (21/12), às 14h28.

Sob influência do fenômeno La Niña (resfriamento das águas no Oceano Pacífico), de intensidade fraca, o período terá chuvas regulares na maior parte do país, inclusive no Nordeste, diferente do que aconteceu nos últimos cinco verões, mais secos. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), isso pode alterar um pouco as condições climáticas.

Ainda sobre o Nordeste e de acordo com o Inmet, embora as temperaturas do Atlântico não estejam favoráveis, devido à persistência do La Niña de fraca intensidade, existe a perspectiva de chuvas ligeiramente acima da média no norte da região e chuvas em torno da média nas demais áreas.

Além disso, as temperaturas serão elevadas. As máximas poderão ficar acima de 35ºC, ocorrendo em algumas localidades valores próximos a 40ºC, e as mínimas entre 20ºC e 25ºC. Em algumas áreas, principalmente na Bahia, poderão ocorrer mínimas em torno de 18ºC.

Já a faixa litorânea que vai de Natal a Aracaju continua no seu período seco, apesar de haver um aumento nos volumes de chuvas em relação aos últimos meses. A população nessa região vive o seu período mais quente do ano, com máximas superiores a 30ºC e mínimas entre 22 e 27ºC.

O verão termina às 13h15 do dia 20 de março de 2018.

Com informações da Agência Brasil