Venda de complexo Costa do Sauípe está avançada, diz coluna
Por Mais Região

A venda do Complexo Hoteleiro Costa do Sauípe, localizado no Litoral de Mata de São João, estaria avançada. De acordo com o Colunista do O Globo, Lauro Jardim, “há proposta na mesa da Previ [Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil], dona de 100% do negócio”.
Ainda segundo Jardim, o complexo hoteleiro baiano, que é chamado de ‘pepino’ dá prejuízo há duas décadas.
Esta não é a primeira vez que a Previ se prepara para vender o complexo. Em 2011, o então diretor de participações da Previ, Marco Geovanne afirmou que “o ativo seria monetizado e vendido quando estivesse em alta”. Ao que parece, essa hora chegou.
O grupo Rio Quente Resorts, empresa do ramo hoteleiro dos grupos Algar e Gebepar, pode ser o interessado no negócio. O grupo já divulgou que planeja dobrar seu faturamento atual até 2020, e alcançar 600 milhões de reais.
Prejuízo no Paraíso
Inaugurado em outubro de 2000, dezesseis anos depois, o local se mostrou um ‘mico’, só nos últimos três anos o prejuízo passou de R$ 53 milhões.
O local é fruto de uma parceria da Previ com a Odebrecht, e teve investimento inicial de 340 milhões de reais. O complexo foi instalado em uma área de 176 hectares, que abrigaria cinco hotéis com 1.427 apartamentos e seis pousadas com 169 apartamentos. Os hotéis eram administrados pelas cadeias mundiais Accor, Marriott e SuperClubs – parceria que ruiu em menos de dez anos. Na época da inauguração, a previsão era de que o complexo fosse triplicado até 2015. Estavam nos planos mais hotéis, pousadas, condomínios de casas e apartamentos e até um shopping.
Isenção milionária da Prefeitura
O complexo ainda teve isenções fiscais da Prefeitura de Mata de São João na época da instalação, que até hoje estão valendo. Foram 10 anos sem IPTU e mais dez anos de alíquota 0% no ISS, e mais outros 10 anos de ISS a 1%, que terminam em 2020.