Início Brasil Uso não obrigatório do simulador de direção começa a valer nesta quarta

Uso não obrigatório do simulador de direção começa a valer nesta quarta

Grupo no telegram: t.me/seligacamacari | Site de vagas em Camaçari: ACESSE
Crédito da Foto: Detran-PB/Fotos Públicas

Passou a valer no Detran da Bahia o uso facultativo do simulador de direção no curso de formação de condutores nas auto escolas. A portaria do Departamento de Trânsito, que regulamenta a medida, foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira (31/7).

A determinação foi dada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), em junho deste ano, com prazo de 90 dias para ser aplicada. Segundo o órgão, após estudos técnicos, foi constatado que a ausência do simulador não prejudica a preparação do aluno. “Ninguém conseguiu demonstrar que isso tem importância para formação do condutor. Nos países ao redor do mundo, ele não é obrigatório, em países com excelentes níveis de segurança no trânsito também não há essa obrigatoriedade. Então, não há prejuízo para a formação do condutor”, disse o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, durante reunião do Conselho em abril deste ano.

As novas regras também preveem redução de 25 para 20, no número de horas-aula (h/aula) práticas nas auto-escolas, para a categoria B da CNH. No caso da categoria A, serão necessárias pelo menos 15 h/aula. Em ambos casos, pelo menos 1h/aula terá de ser feita no período noturno. Para condutores de ciclomotores, a carga horária mínima será de 5h/aula.