TSE autoriza investigação de ‘Caixa 2’ envolvendo Jaques Wagner
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou a instauração de inquérito policial para apurar supostos crimes eleitorais cometidos pelo senador e ex-governador da Bahia Jaques Wagner (PT). Segundo o G1, a decisão foi informada, nesta quarta-feira (26), pelo Ministério Público Federal (MPF) e envolve as campanhas de 2006 e 2010. O recurso foi movido pelo Ministério Público Eleitoral, por meio da Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE/BA), no último dia 8 de abril.
Segundo o MPF, entre os fatos a serem investigados estão supostos pagamentos de benefícios indevidos ao ex-governador em troca de favorecimento à empresa Odebrecht, além de colaborações da construtora para a campanha de Wagner ao cargo de governador, por meio de doações contabilizadas e de “caixa 2”.
A defesa do senador afirmou, em nota ao G1, estar tranquila com este processo, uma vez que o Poder Judiciário já decidiu que não existem elementos mínimos para justificar a investigação, seguindo entendimento consagrado pelo Supremo Tribunal Federal.
A defesa afirmou, ainda, que a decisão divulgada nesta quarta é sobre a instância, não sobre o mérito do processo e não obriga a instauração de inquérito.
Já a Odebrecht informou “tem colaborado de forma eficaz com as autoridades em busca do pleno esclarecimento de fatos do passado narrados pela empresa e seus ex-executivos”. (Por BNews)
Você precisa fazer login para comentar.