TRE ainda não atingiu 20% dos eleitores em Camaçari para cadastramento biométrico

Por Nossa Metrópole

Como diz um velho ditado popular: “não adianta lamentar a morte da bezerra”, o fato é que quem quiser evitar uma correria maior ainda e filas duradouras, no cadastramento obrigatório da biometria para as próximas eleições, fica a dica: o Tribunal Regional Eleitoral –BA abriu dois novos postos de atendimento, na Casa do Trabalho e no Guarajuba Shopping, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, mediante distribuição de senhas.

A medida foi tomada com o objetivo de desafogar o posto de cadastramento biométrico instalado no Fórum Eleitoral de Camaçari e, ao mesmo tempo, atrair novos eleitores.

De olho na garantia do benefício Bolsa Família, a trabalhadora autônoma Ana Evangelista, 36 anos, optou por levantar cedo, enfrentar a fila e garantir o cadastramento biométrico. “Acho que lá na frente pode ficar ainda pior, como não posso perder meu Bolsa Família, vim fazer esse cadastro”, disse Ana, que chegou ao Fórum de Camaçari por volta das 4h da madrugada para assegurar uma senha.

Fernando Pereira, 44 anos, funcionário de uma empresa do Polo, já fez duas tentativas, mas ainda não conseguiu realizar o cadastramento. “Eu me recuso a ter que dormir numa fila para regularizar a situação com a Justiça Eleitoral. Acho uma verdadeira falta de respeito com o povo”.

Assim como Fernando, mais de 120 mil eleitores ainda não realizaram o procedimento. Até o início de agosto, dos 160.396 eleitores de Camaçari, apenas 31.647, ou seja, 19,73%, têm a digital cadastrada, um número preocupante visto que o prazo será encerrado em 31 de janeiro 2018.

Com a obrigatoriedade da biometria na cidade, caso não faça o procedimento, o título será cancelado, ocasionando consequências como a perda de benefícios oferecidos pelo Governo Federal, impossibilidade de se inscrever em concurso ou prova para cargo ou função pública, dentre outras.

Lembrete em mãos
Com o objetivo de intensificar o número de eleitores cadastrados via biometria, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) está buscando parceiros em todo estado. Uma das parcerias já firmadas é com a Coelba.
A partir deste mês de agosto, as contas dos clientes Coelba passam a exibir mensagem de convocação dos eleitores para realização do procedimento. A ação foi possibilitada por meio de um termo de parceria e cooperação técnica, assinado entre a Justiça Eleitoral baiana e a concessionária no último mês de junho.

A proposta é levar ainda mais informação sobre a biometria aos eleitores das cidades em que a revisão eleitoral está em fase obrigatória. Na mensagem, os clientes Coelba são alertados quanto às implicações previstas para aqueles que não realizarem o procedimento dentro do prazo estabelecido pelos cartórios eleitorais.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo