Trabalhadores em busca de recolocação profissional concluem curso de qualificação do projeto Emprega Mais

(Foto: Divulgação)

Mais de 60 profissionais da Região Metropolitana de Salvador (RMS) que se encontram fora do mercado de trabalho foram beneficiados nesta quinta-feira (14) com um diploma de conclusão de curso do programa Emprega Mais. Criado pelo Ministério do Trabalho e Previdência, o projeto é executado pelo SENAI em parceria com a Braskem e oferece qualificação a trabalhadores de Camaçari, Dias d’Ávila e Simões Filho. Em sua segunda edição, foram ofertadas 90 vagas dos cursos de Mecânico de Manutenção de Máquina Industrial, Auxiliar de Manutenção Elétrica Industrial e Assistente de Produção.

A formatura representou uma nova oportunidade de vida para os alunos que, como Adrian Steel dos Santos de Moura Silva, de 20 anos, sonham em conquistar uma recolocação profissional. “O trabalho informal na construção civil foi meu sustento nos últimos anos, e agora, ao receber o diploma de Auxiliar de Manutenção Elétrica Industrial, me sinto confiante e preparado para uma nova oportunidade de trabalho na área que escolhi seguir. Antes eu tinha noções básicas de como atuar, e com o apoio dos colegas e professores, agora sinto que estou preparado” explica.

Durante a cerimônia de formatura, que contou com a presença de representantes do SENAI, Braskem e fornecedores da indústria petroquímica, os alunos receberam um incentivo ainda maior: aqueles com os melhores resultados serão convidados por fornecedores da Braskem para participar dos seus processos seletivos. “A Braskem entende seu papel na sociedade e busca atuar como um agente de transformação. Incentivar o desenvolvimento destes profissionais é apostar em um futuro melhor para as famílias que fazem parte das nossas comunidades”, afirma a gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia, Magnólia Borges. Segundo ela, somente em 2021, o programa Emprega Mais proporcionou a entrega de 54 certificados de conclusão nos cursos de Mecânico de Manutenção de Máquina Industrial, Auxiliar de Manutenção Eletricista Industrial e Assistente de Operações Logísticas.

Fora do mercado de trabalho desde 2021, Everaldo Conceição Silva, de 40 anos, também segurou com orgulho o diploma de conclusão do curso de Mecânico de Manutenção de Máquina Industrial. “Com as aulas, eu reciclei meus conhecimentos, aumentei minha rede de relacionamento e como estava um bom tempo sem estudar, relembrei a importância do trabalho em equipe para obter um resultado sempre melhor. Agora tenho uma expectativa real de que novas oportunidades de trabalho chegarão na minha vida e eu irei me recolocar no mercado da maneira correta e qualificada”, diz.

Além da formação específica, os estudantes também tiveram 40 horas de preparação para inserção no mercado de trabalho. Conhecimentos que, para Sérgio Martins, gerente do SENAI Regional Metropolitana, geram possibilidades reais de empregabilidade. “O projeto Emprega Mais, em parceria com a Braskem e a unidade do SENAI Camaçari, oportuniza através da educação profissional o desenvolvimento de competências das pessoas para atuar nas indústrias, tornando-os mais competitivos para o mercado de trabalho e gerando uma mudança de vida onde os alunos podem, inclusive, começar a empreender nas suas áreas de formação”, explica.

Os cursos de capacitação contemplaram moradores de 37 bairros de Camaçari, Dias d’Ávila e Simões Filho, como Phoc I, II e III, Jardim Limoeiro, Parque Florestal, Nova Dias d´Ávila, Leandrinho, Jardim Futurama e Pitanga de Palmares, entre outros.

Botão Voltar ao topo
error: O conteúdo está protegido!