Início Bahia Torneio mundial de aviãozinho de papel chega à Bahia; inscrições abertas

Torneio mundial de aviãozinho de papel chega à Bahia; inscrições abertas

Foto: Dimitri Crusz/Red Bull Content Pool/divulgação

Quem nunca fez um aviãozinho de papel? Na escola, em casa, sozinho ou com amigos, a atividade lúdica é uma das mais tradicionais da infância, além de ser um dos primeiros origamis que os pequenos aprendem a fazer. Hoje em dia, porém, a “brincadeira de criança” virou coisa séria, com direito à competição profissional.

Isso mesmo. Os pilotos de aviõezinhos de papel de todo o Brasil já podem separar os equipamentos necessários para alçar voo na quinta edição do Red Bull Paper Wings. Considerado o maior torneio mundial da categoria, a competição volta após hiato de quatro anos, com três categorias e dezenas de qualificatórias no país – e a Bahia entra na lista pela primeira vez. Com inscrições gratuitas, os estudantes baianos podem se cadastrar, a partir desta quarta-feira (27/3), na classificatória do estado. Os grandes campeões no geral ainda representarão o Brasil na etapa mundial, na Áustria, em maio.

INSCRIÇÕES

Nesta edição, os interessados podem se inscrever em três categorias: maior distância de voo, maior tempo de voo e “ARcrobacia”. As duas primeiras são presenciais, enquanto a que testará a criatividade dos participantes será por decisão online. Em Salvador, a qualificatória acontecerá no Instituto Social da Bahia (ISBA), em Salvador, no dia 27 de abril (um sábado). Para fazer as inscrições e obter mais informações sobre horários e endereço, basta acessar o site do Red Bull Paper Wings e procurar pela qualificatória mais próxima. Vale lembrar que, na data da seletiva, também poderão ser feitos cadastrados presencialmente.

SOBRE

O Red Bull Paper Wings surgiu em 2006, está em sua quinta edição (2006, 2009, 2012, 2015 e 2019) e empolga milhares de universitários ao redor do mundo. Este ano são 64 países participantes e centenas de seletivas em todo o mundo. Em 2006 e 2009, o título internacional na categoria ‘tempo de voo’ ficou em solo verde e amarelo.

Confira, abaixo, como será a etapa classificatória de cada categoria:

Maior distância: evento presencial em universidades. O vencedor desta categoria é o participante cujo avião de papel percorrer o maior trajeto, ou seja, a maior distância entre a decolagem e o ponto de chegada.

Maior tempo de voo: evento presencial nas universidades. O vencedor desta categoria é o participante cujo avião de papel permanecer por mais tempo no ar.

ARcrobacia: o participante grava um vídeo mostrando suas habilidades lançando um avião de papel com muita criatividade e originalidade, adiciona a hashtag oficial #redbullpaperwings e envia para o perfil @redbull. Os vídeos serão submetidos a uma votação online e os três mais votados serão enviados para um júri, que determinará o campeão.