Início Eventos Tamar Cultural traz Moraes Moreira a Praia do Forte

Tamar Cultural traz Moraes Moreira a Praia do Forte

Tamar Cultural traz Moraes Moreira a Praia do Forte 1
(Foto: Divulgação/Ascom)

No dia 16 de novembro (sábado), o movimento musical pela conservação das tartarugas marinhas e oceanos, batizado de Tamarear, ganha mais uma realização, um encontro musical em Praia do Forte, no Centro de Visitantes do Projeto TAMAR. A apresentação integra o projeto TAMAR CULTURAL e receberá o show do eterno “Novos Baianos” Moraes Moreira. A abertura é com a banda TAMAREAR, tendo à frente cantora Ana Mametto e o pianista e diretor musical Yacoce Simões.

Assistir Moraes Moreira é contemplar uma obra que escreve passagens emblemáticas na história da música brasileira. Cantor, compositor e instrumentista com 50 anos de carreira, ele foi o primeiro cantor de trio elétrico e principal compositor do conjunto Novos Baianos, além de artista fundamental para a afirmação da música baiana no cenário brasileiro com a sua carreira solo, tendo sido gravado por grandes intérpretes.

As canções de Moraes Moreira contribuíram para o crescimento dos Carnavais de rua de Salvador e repercutiram em 45 álbuns recheados de clássicos como Meninas do Brasil, Santa Fé, Eu Também quero Beijar, Sintonia, Lá vem o Brasil descendo a Ladeira, Forró do ABC, Eu sou o Carnaval, Chame Gente, Chão da Praça, Vassourinha Elétrica, Bloco do Prazer e Preta Pretinha. Neste show pelo TAMAR CULTURAL, Moraes se apresenta com seu inseparável violão e promete uma noite especial, contando com o belo cenário à beira-mar e participando do Movimento Tamarear – a música em defesa da natureza.

A abertura da noite fica por conta da banda TAMAREAR, com uma formação especial para este evento, tendo nos vocais a cantora Ana Mametto, que se apresenta muito bem acompanhada pelo teclado de Yacoce Simões e pela percussão de Citnes Dias e Eduardo Di Dalva. No repertório, músicas afro-brasileiras e canções pela conservação das tartarugas marinhas.

Uma mostra de vídeos acontece no início do evento, quando serão exibidas produções audiovisuais do Projeto TAMAR selecionadas pelo público a partir de um cardápio distribuído antes dos shows. O cardápio de vídeos trata de diferentes temas como sustentabilidade, educação ambiental, pesquisas, personalidades da cultura e shows que já aconteceram com artistas do Movimento TAMAREAR, como Lenine, Milton Nascimento.

O Projeto TAMAR protege as tartarugas marinhas no Brasil há 39 anos, através de pesquisa e conservação, inclusão social, sensibilização e educação ambiental. A música é uma das formas de ampliar a mensagem da preservação, e artistas de vários cantos do Brasil participam desse trabalho. Dessa proposta nasceu o TAMAR CULTURAL, projeto que, nesta edição, tem o incentivo da Lei de Incentivo à Cultura, contexto no qual a Visa se apresenta como um de seus patrocinadores.

SERVIÇO

TAMAR CULTURAL com MORAES MOREIRA
ABERTURA: Banda TAMAREAR com Ana Mametto e Yacoce Simões.
DATA: 16 de novembro (sábado)
HORÁRIO: A partir das 19h – Cardápio de Vídeos do Tamar; A partir das 20h – Shows
LOCAL: Centro de visitantes do Projeto TAMAR – Praia do Forte – BA
INGRESSOS: R$ 70 (inteira) e R$ 35 (meia-entrada)
VENDAS: Sympla e bilheteria do TAMAR
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: Livre
PRODUÇÃO EXECUTIVA: Trevo Produções
APRESENTADO POR: Ministério da Cidadania e Visa
PATROCÍNIO: Visa
REALIZAÇÃO: Secretaria Especial da Cultura e MINISTÉRIO DA CIDADANIA e Pátria Amada Brasil Governo Federal