Início Camaçari STT dá início ao processo de renovação de alvará de mototáxi e...

STT dá início ao processo de renovação de alvará de mototáxi e transporte escolar

STT dá início ao processo de renovação de alvará de mototáxi e transporte escolar РFoto: Ascom/PMC

A abertura do processo de renova√ß√£o de alvar√° para os ve√≠culos cadastrados que realizam os servi√ßos de transporte escolar e motot√°xi no munic√≠pio tem in√≠cio nesta ter√ßa-feira (14/5). Realizado pela Prefeitura de Cama√ßari, por interm√©dio da Superintend√™ncia de Tr√Ęnsito e Transporte P√ļblico (STT), a a√ß√£o, que segue um cronograma distinto para cada atividade, requer ainda que os carros passem por vistoria, a ser realizada em outro per√≠odo.

O procedimento, que é obrigatório e necessário, autoriza o desempenho das duas atividades no município, pois regulariza a situação para que os permissionários continuem atuando dentro da legalidade e com segurança para os profissionais e passageiros usuários dos serviços. A abertura do processo é realizada de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 16h30, no galpão de vistorias do órgão, localizado no Espaço Alpha, no bairro Jardim Limoeiro.

A ação acontece duas vezes ao ano, uma em cada semestre. Quem não passar pela fiscalização pagará multa e ficará impedido de exercer a atividade. Caso seja identificado algum problema, o permissionário terá um prazo para solucionar a questão e retornar ao órgão para solicitar nova vistoria.

Ser√£o checados os itens de seguran√ßa como extintor de inc√™ndio, freio, sistema de ilumina√ß√£o do ve√≠culo, pneus, inclusive o estepe, dentre outros. Ainda s√£o observados pontos como padroniza√ß√£o obrigat√≥ria dos ve√≠culos, higiene, estado de conserva√ß√£o, condi√ß√Ķes de tr√°fego, controlador de velocidade (tac√≥grafo) medido pelo Ibametro (Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade) e regularidade dos equipamentos de seguran√ßa, al√©m da c√Ęmera de r√©.

Durante o processo de renova√ß√£o de alvar√°, a Associa√ß√£o dos Servidores da Superintend√™ncia de Tr√Ęnsito e Transporte P√ļblico de Cama√ßari (ASESTT) realiza a Campanha Sinal Verde para Solidariedade, que arrecada donativos, como alimentos n√£o perec√≠veis, material de limpeza, dentre outros, que, posteriormente, √© entregue a alguma institui√ß√£o beneficente ou comunidade carente do munic√≠pio.

DOCUMENTOS NECESS√ĀRIOS

No momento da inspe√ß√£o √© necess√°ria a apresenta√ß√£o de alguns documentos. Para os permission√°rios do transporte escolar s√£o exigidos a certid√£o negativa de registro criminal; documento de identifica√ß√£o do ve√≠culo frente e verso (Certificado de Registro de Ve√≠culo (CRV) e Certificado de Registro e Licenciamento de Ve√≠culos (CRLV); Carteira Nacional de Habilita√ß√£o (CNH) (D) na categoria apropriada, com atividade remunerada; certificado de tac√≥grafo; e o certificado do curso especializado para a condu√ß√£o de escolares, conforme regulamenta√ß√£o do CONTRAN (Conselho Nacional de Tr√Ęnsito), caso n√£o contenha na CNH.

J√° para os mototaxistas ser√£o exigidos documentos como a CNH (com atividade remunerada e curso de mototaxista); Documento de identifica√ß√£o do ve√≠culo (CRLV e CRV); Comprovante de resid√™ncia (atual); antecedentes criminais; certid√£o negativa de registro criminal; e o √ļltimo alvar√° emitido.

CRONOGRAMA

Transporte escolar
14 de maio a 7 de junho ‚Äď Abertura de Processo de Renova√ß√£o de Alvar√°
10 de junho a 28 de junho ‚Äď Vistoria

Motot√°xi
14 de maio a 14 de junho ‚Äď Abertura de Processo de Renova√ß√£o de Alvar√°
17 de junho a 19 de julho ‚Äď Vistoria