Início Camaçari Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari aprova estado de greve

Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari aprova estado de greve

Grupo no telegram: t.me/seligacamacari | Site de vagas em Camaçari: ACESSE

Por unanimidade dos milhares de trabalhadores presentes na assembleia, realizada na porta do completo Ford, na manhã desta quinta-feira (28/02), pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari, foi aprovado o estado de greve, em função do pacote de medidas apresentado pela empresa, durante mesa de negociação. Estavam presentes funcionários do 1º e 3º turnos, dirigentes sindicais e autoridades políticas.

A frente do ato, o presidente do sindicato Júlio Bonfim, que ressaltou que a categoria não vai abrir mão dos direitos conquistados, através de anos de luta sindical. ”O que a Ford está fazendo é terrorismo. Aqui temos pais e mães de família amedrontados com a possibilidade de perder seus empregos. Essa assembleia, com a participação maciça da categoria, é a prova que somos fortes e vamos lutar até o fim. Se a empresa não ceder, vamos parar a fábrica”.

No pacote apresentado pela Ford, destaque para a demissão em massa de 700 trabalhadores, redução do valor da Participação dos Lucros e Resultados, mudança de convênio e transporte, retirada do desjejum e lanche. ”Isso se chama desregulamentação do contrato de trabalho. Os trabalhadores confiam na direção desse sindicato, que tem história, trajetória e coerência. Com mobilização vamos brigar por direitos e empregos”, pontuou o presidente da Federação dos Metalúrgicos e Mineradores da Bahia (FETIM), Aurino Pedreira.

Um relato sobre a crise em outras montadoras fez parte do discurso do presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), na Bahia, Pascoal Carneiro. ”Em outras plantas, como em São Bernardo e Taubaté, o processo de demissão ou encerramento das atividades começou assim, por isso temos que estar em unidade, defendendo o mesmo discurso, as mesmas propostas. Na Bahia temos responsabilidade com os nossos trabalhadores”.

Foto: Ivani Gonçalves/Everaldo Lins

Após a leitura e reprovação do pacote de medidas da Ford, os metalúrgicos votaram por unanimidade dos presentes, a favor das propostas do sindicato. A empresa terá o recesso do carnaval para avaliar o solicitado e buscar um acordo. No entanto, a categoria está em estado de greve e pretende parar as atividades, caso negativa da direção do complexo.

Por Visão Diária