Seis casos de H1N1 são confirmados em Camaçari

A Secretaria de Saúde de Camaçari informa que já foram notificados no município seis casos positivos de H1N1. Outros casos estão no processo de análise das amostras para confirmar ou não o vírus. Todos os casos positivos receberam os medicamentos e os pacientes já estão bem.

De acordo com Fátima Guirra, diretora da Vigilância à Saúde, “assim que a fonte notificadora nos informa o caso suspeito nossa equipe vai fazer a coleta de amostras no paciente para realizar os exames e confirmar o vírus ou não. Contudo, de forma preventiva, antes mesmo do resultado, nós já entregamos ao paciente o medicamento para cura do H1N1. Por isso, é de suma importância que as clínicas, hospitais e postos de saúde, sempre que receberem algum paciente com sintomas suspeitos de H1N1, informem imediatamente à Vigilância à Saúde através do número 3644-5754”.

Dos seis casos confirmados nenhum foi para a UTI. “Isso aconteceu graças ao trabalho que temos feito junto com as clínicas, hospitais e postos de saúde. Estamos marcando em cima, trabalhando de plantão de domingo a domingo e medicando os pacientes em tempo hábil”, explica Guirra.

Os sintomas do H1N1 são muito parecidos com uma gripe comum, contudo, além da febre, tosse, mal-estar geral com dores no corpo, ela também apresenta cansaço. Se as pessoas apresentarem esses sintomas é importante que procurem o posto de saúde mais próximo o mais rápido possível.

No próximo dia 16 de abril mais uma campanha de vacinação contra a Influenza e suas variações, entre elas o H1N1, será iniciada em Camaçari. A campanha seguirá até o dia 25 de maio e terá o Dia D no dia 05 de maio. “Em 2017 conseguimos vacinar 53 mil pessoas em Camaçari. É imprescindível que as pessoas dentro do público-alvo participe da campanha. Pois, a vacina do H1N1 só é disponibilizada em campanhas nacionais. Enquanto a campanha não ocorre, pedimos que todos que apresentarem os sintomas procurem o posto de saúde ou hospital mais próximo para que possamos medicar e acompanhar o caso de perto como temos feito”.

Botão Voltar ao topo