Início Camaçari Secretários visitam futuras instalações do Colégio Salesiano Dom Bosco em Camaçari

Secretários visitam futuras instalações do Colégio Salesiano Dom Bosco em Camaçari

Camaçari terá, neste ano, uma unidade de ensino da Rede Salesiana Brasil de Escolas, a primeira fora da capital baiana. Com o objetivo de conhecer melhor o projeto idealizado pela rede para o município, bem como as instalações da escola, que funcionará no Loteamento Espaco Alpha, Rua Princesa Isabel, no bairro Jardim Limoeiro, os titulares das pastas de Governo (Segov), José Gama Neves, e do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), Andréa Montenegro, visitaram o local, na manhã desta segunda-feira (23/1). O encontro foi mediado pelo bispo diocesano, Dom Dirceu de Oliveira Medeiros.

O Colégio Salesiano Dom Bosco – Camaçari atenderá, inicialmente, estudantes do Ensino Infantil e Turno Complementar (com opção de 3 a 5 dias). A nova unidade planeja levar o legado educacional de Dom Bosco para as famílias e contribuir com o desenvolvimento da cidade. A estrutura pedagógica dos Salesianos visa à formação plena e dinâmica dos alunos, os quais contam com uma abordagem sociointeracionista focada em suas habilidades.

Para o gestor da Segov, José Gama, será mais um grande empreendimento. “O município tem crescido nos últimos anos. A chegada do Colégio Salesiano, mediado pela Diocese de Camaçari, nos deixa feliz, sobretudo, por ser uma escola focada nas tradições educacionais. Daremos todo o apoio legal enquanto gestão, para que essa unidade inicial avance”, sinalizou.

Na oportunidade, a titular da Sedur, Andréa Montenegro, deu as boas-vindas à equipe. “Fico feliz em participar desse encontro, que viabiliza a instalação de uma unidade de ensino de uma rede de escolas católicas tão conceituada e de tradição, que chega à nossa cidade”, disse.

Seguindo a concepção defendida por Dom Bosco, de formar bons cristãos e honestos cidadãos, a instituição trabalha a formação integral dos estudantes em um processo que busca valorizar a evolução e harmonia de diversas competências por meio do autoconhecimento, autoavaliação, empatia, responsabilidade e pensamento crítico e social, por meio da educação socioemocional, tecnológica, esportiva, artística, ambiental e religiosa.

Também estiveram presentes na visita, o Bispo Emérito de Camaçari, Dom Petrini, o diretor-geral dos Salesianos Bahia, padre Eudes Barreto, além de gestores da rede de ensino.

Rede Salesiana – é a maior rede de escolas católicas das Américas, com 117 colégios distribuídos no continente. No Brasil, a rede busca padronizar a qualidade do ensino internacional, dentro de uma proposta que também considera as diferenças e peculiaridades de cada estado, preservando a unidade salesiana. Somente no país, são cerca de 90 mil alunos e 5 mil educadores, em mais de 110 escolas de 70 cidades brasileiras.