Início Esportes Se liga nesse guia para iniciantes no Longboard

Se liga nesse guia para iniciantes no Longboard

Tem Medo de morder o concreto ou de ossos quebrados em rampas, mas ainda assim é apaixonado por skate? Vai de longboard!
Texto por Janaina B. Cordeiro/oskate.com.br

Meus joelhos estavam cobertos de cortes e contusões e foram meus jeans rasgado em pedaços que me fizeram repensar. Eu tinha finalmente aceitado que eu simplesmente não fui feita para andar de skate. Nos 4 anos que eu andava de skate, meu corpo simplesmente se recusou a progredir para todos as manobras mais complicadas, e eu continuava no ollie, hell flip, manual etc… Como o passar do tempo e meus novos pinos e placas que ganhei com facilidade, eu decidi que era hora de uma mudança.  Não era até o verão passado, quando fiz uma viagem ao sul da Califórnia. Eu estava sentado em Santa Mônica, quando algo chamou minha atenção. Um homem alto, de terno andando com muito estilo e agilidade. Algo sobre a maneira em que ele estava se movendo me atraiu o suficiente para encará-lo. Seu corpo parecia fluir com o shape como uma onda suave lambendo a costa. Isso era algo que eu tinha que tentar por mim mesmo.

Depois de fazer algumas pesquisas de longboard na web, eu soube que eles foram originalmente baseada em torno de pranchas de surf. Isso deu surfistas algo para fazer quando não havia ondas. Eu decidi me levar junto para a casa de surf, Santa Cruz. Não demorou muito tempo para escolher um longboard de aparência elegante que não quebrará as minhas economias. Era um deck da “Setor-9 ‘que estava orgulhosamente em brilhantes rodas amarelas, decorado com uma onda de curling brilhando ao sol.

De pé sobre o longboard eu pude me sentir diferente, era suave e elástica e virou com o menor dos movimentos. Eu me senti como se estivesse voando acima das árvores e casas, atirando através de túneis de ondas no Pacífico, e eu ainda estava em um parque de estacionamento! Eu não podia deixar de pensar que todos deviam subir em um longboard para compartilhar a experiência. Por que não era este um modo de transporte em todo o mundo? Em poucos minutos eu tinha o jeito de andar de longboard.

Assim, a fim de convertê-los para as maravilhas do longboard, aqui está o meu Guia do Iniciante para Longboarding, com todas as informações essenciais e conselhos inspiradores para você no seu caminho …

Guia do Iniciante Para longboard

O Longboard está se tornando cada vez mais popular entre os surfistas e skatistas. Inventado durante a década de 1950, o longboard foi construído para a corrida em declive ou transporte em geral. Longboard é muitas vezes descrito como “surfar no concreto”, porque as rodas grandes e o shape fino permiti voltas rápidas e suaves, assim como nas ondas de surf.

  •  Kit Equipamento

O kit necessário para iniciar longboard depende de como você pretende usar o seu longboard. Quando se quer usá-los para correr montanhas íngremes, é ideal que muitas vezes usem proteção idêntica ao de skatistas, incluindo um capacete, joelheiras e cotoveleiras. Às vezes, os pilotos usam ‘luvas’ de slides que lhes permitem usar as mãos para ter maior controle.

A grande coisa sobre o longboard é que, se você pretende usa-lo puramente como um modo de transporte ou por diversão, a única peça de kit que você precisa é o próprio censo, para não se machucar.

A maioria dos longboard medem entre 90 e 150 centímetros e possuem shapes de diferentes formas.

Lembre-se de que, se você está acostumado a andar de skate, no longboard vai se sentir um pouco estranho a primeira vez que for andar. Se você quiser um conselho, compre shapes de até 105cm 110cm pois irá facilitar muito no transporte.

Você pode comprar um Longboard Montado, geralmente sai mais barato, ou adquirir as peças separadamente, assim você pode montar um do seu gosto, e com peças de melhor qualidade e mais específicas para cada modalidade.

  • Truques para dominar o longboard

Ao contrário do skate, o longboard não é baseado em Manobras diferentes. Em vez disso, é mais sobre como você flui ao andar, geralmente é mais descontraído e relaxante.

No entanto, você ainda pode realizar as manobras do skate no longboard “ollie” kick flip, manual, e muitas outras. Se você tentar fazer essas manobras, tenha em mente que, como o shape é geralmente mais fino que o de skate e maior, ele pode rachar e quebrar muito facilmente, sendo assim procure shapes com nomenclatura FLEX, shapes Flex possui um tratamento especial na madeira o que os torna mais flexíveis e menos suscetíveis a quebra.

Existem algumas manobras especificas para Longboard, o qual cito elas abaixo:

• Slalom – Consiste em Manobrar seu longboard entre obstáculos usando curvas fechadas. Tente usar os obstáculos a grande distância para começar e mova-os mais próximos quando você pegar o jeito da coisa.

• Dança – É o estilo aonde você se move para cima e para baixo do longboard enquanto se move. Você pode usar isso para controlar a velocidade e direção que deseja ir, similar ao longboard surf. De pé perto da parte de trás da placa irá acelerá-lo e perto da frente irá diminuir a velocidade.

• Hang Ten – Esta frase tem origem no surf. Para “hang ten” em uma prancha é que o surfista coloca todos os dez dedos na borda da placa. Este é exatamente o mesmo em longboard. É conhecido no skate como Manual, é difícil de aprender mais parece impressionante uma vez que você aprender a fazer.

A melhor maneira de praticar essa manobra é fazer em um tapete sem movimento. Desta forma, você pode encontrar o equilíbrio necessário para fazer o truque e, em seguida, testá-lo enquanto esta se movendo.

  • Bons lugares para a prática de Longboard

O Bom do Longboard é que você pode praticar em diversos lugares, Nas Praias, qualquer superfície plana ou colina suave é ideal para o longboard. Devido às rodas maiores em longboards, eles podem passar sobre colisões e sulcos que um skate iria ficar preso, na cidade você pode procurar ruas sem saída, pode ir a condomínios, ou a parques.

Eventos de longboard

Infelizmente os eventos de longboard no Brasil não são como nos Estados unidos ou na Europa, mais  a modalidade cresce cada vez mais, e cada vez mais, surgem novos lugares e eventos para a pratica do longboard.

Segue alguns blogs e sites que geralmente anunciam os eventos que estão rolando pelo Brasil:

http://www.carvera.com.br/

http://www.longbrasil.com.br/

Caso conheça algum deixe no comentário.

  •  Dicas úteis

• Embora você provavelmente queira levar o Longboard para qualquer lugar, Muito cuidado com a chuva, ela irá enferrujar os rolamentos, e empenar a madeira.

• Você vai perceber que um longboard vai ir muito mais longe e mais rápido com menos esforço do que um skate. Para mantê-lo desta forma certifique-se de limpar os rolamentos uma vez por mês ou mesmo limpe sujeiras, areia ou poeira que podem diminuir a velocidade.

• Esteja preparado para responder muitas perguntas sobre o seu longboard. A maioria das pessoas no Brasil especialmente, nunca viu Longboard , ficam curiosos, ou estão iniciando, e irão lhe pergunta muita coisa.