Início Eventos São João de Mata tem programação definida com Falamansa, Solange e Alcymar

São João de Mata tem programação definida com Falamansa, Solange e Alcymar

São João de Mata tem programação definida com Falamansa, Solange e Alcymar 1
(Foto: Divulgação)

Toda Mata de São João vive a contagem regressiva para a grande festa junina, que acontece entre os dias 20 e 24, na Sede e no Litoral. O município, que está no clima de São João desde o dia 1, com shows de forró, festas particulares e parte da ornamentação já iniciada, terá como tema os Santos Juninos.

Na vasta grade de atrações musicais, estão nomes como Falamansa, Solange Almeida, Alcymar Monteiro, Valkyria Santos (ex-Magníficos), Chico Leite e Sela Vaqueira. Entre shows musicais, quadrilhas e blocos, são mais de 40 atrações. Os principais palcos estão na Estação da Alegria, arena que tem capacidade para receber até 40 mil pessoas na Sede do município; no Coreto da Praia do Forte, no meio da Vila; em Imbassaí, na Praça dos Esportes; e no Parque da Cidade, também na Sede.

As homenagens a Santo Antônio, São Pedro e ao próprio São João denotam a característica tradicional da festa, que está sendo cuidada com todo o carinho para preservar as raízes juninas. Nas ornamentações, reprodução de capelas desses santos. Ao longo dos anos, o São João de Mata é considerado o mais tradicional e famoso da Região Metropolitana de Salvador.

Para o secretário de Cultura e Turismo Ricardo Matense, o São João é um grande momento para o povo de Mata. “Além do grande número de turistas, na Sede e no Litoral, os muitos filhos da terra espalhados pelo país e pelo mundo voltam para cá religiosamente no São João, para curtirem a festa e visitarem seus familiares e amigos”, explica.

Festa grandiosa – A estimativa da Prefeitura de Mata de São João é que cerca de 35 mil pessoas visitem o município durante a festa. Uma das principais atrações da Estação da Alegria, Solange Almeida já manda o recado. “Temos um encontro marcado no dia 23 de junho. Vamos nos encontrar mais uma vez nesse São João maravilhoso, que é de muita tradição”.

Já o cantor do Falamansa, Tato, tem dois encontros marcados em Mata. “Estou muito feliz porque vamos fazer uma dose dupla no São João da Sede e de Imbassaí, no Litoral. O Falamansa vai chegar com muita disposição e entusiasmo para fazer uma grande festa pra vocês”, promete Tato, que faz os dois shows no dia 21.

Investimentos – O prefeito Marcelo Oliveira ressalta a identificação da população, a tradição e os aspectos culturais da festa, mas também fala sobre a importância econômica.

“O São João de Mata é também uma festa altamente rentável, pois gera emprego e renda para a população, com a chegada de muitos visitantes, que consomem diversos tipos de serviços e produtos nossos”, explica o Prefeito.

“Por isso, mesmo em tempos tão difíceis economicamente, quando muitos municípios cancelam a festa por falta de verba, Mata de São João faz um evento grandioso, com artistas consagrados e com muita responsabilidade orçamentária”, explica.

Ornamentação – De acordo com Ricardo Matense, a ornamentação é de extrema importância no contexto da festa e tudo é muito bem pensado. “As cores e as formas possibilitarão harmonia entre os diversos elementos da festa, a exemplo das barracas de comidas típicas e bebidas, uniformes de quem vai trabalhar, sinalizações, barracas, palcos e camarotes”, explica o secretário.

Frontispício – Na Estação da Alegria terá um espaço gourmet com barracas de comidas típicas juninas de agricultores familiares da região. Na entrada desse espaço, terá um frontispício, espécie de pórtico, com a reprodução do Castelo Garcia D’Ávila. Já as pessoas que forem curtir o São João de Imbassaí, verão uma estrutura similar, só que com a reprodução da Igreja do Bonfim, um dos principais patrimônios culturais da Sede de Mata de São João.

“Estamos cuidando de tudo com muito carinho e critério. Tenho a certeza de que quem vier ao nosso São João neste ano sairá com as melhores lembranças possíveis na memória. Pelo que vai ouvir, pelo que vai sentir e pelo que ver”, aposta Ricardo Matense.

SEDE

DIA 20/06 – PARQUE DA CIDADE – 19H

ABERTURA DO SÃO JOÃO
QUADRILHA JUNINA DO PROJETO CONVIVER
QUADRILHA JUNINA CAIPIRAS DA MATA
GRANDE ENCONTRO DOS ARTISTAS DE FORRÓ DE MATA DE SÃO JOÃO

ESTAÇÃO DA ALEGRIA – DE 21 A 24 DE JUNHO

21/06 – SEXTA-FEIRA
A PARTIR DAS 20H

QUADRILHA JUNINA CAIPIRAS DA MATA

PALCO PRINCIPAL
CHISTYAN PLAYBOY
WALKYRIA SANTOS
FALAMANSA

CARRAMANCHÃO (Palco 2)
RICARDO VIANA
THYZIO DO ACORDEON

22/06 – SÁBADO
A PARTIR DAS 20H

PALCO PRINCIPAL

SELA VAQUEIRA
ALCYMAR MONTEIRO

CARRAMANCHÃO (Palco 2)
CHAMEGO BOM
BANDA SHAKE

23/06 – DOMINGO
A PARTIR DAS 20H

PALCO PRINCIPAL
FORRÓ DO MIAGUI
FORRÓ MP3
SOLANGE ALMEIDA

CARRAMANCHÃO (Palco 2)

TRAKIMAGEM DO FORRÓ
FINO XOTE

BLOCOS
JEGUES NA PISTA – 16H
Saída: Irlan Drinks (Paquera)

24/06 – SEGUNDA-FEIRA

A PARTIR DAS 10H
APRESENTAÇÃO DE QUADRILHAS JUNINAS
CONCURSO DA FEBAQ (ETAPA MATA DE SÃO JOÃO)

BLOCOS
ESPANTALHO – 16H
Saída: Parque da Cidade