Início Destaque Salvador é a campeã no consumo de bebidas alcoólicas no Brasil; mulheres...

Salvador é a campeã no consumo de bebidas alcoólicas no Brasil; mulheres da cidade também bebem mais

Crédito da Foto: Pixabay

Em Salvador, quatro entre cada 10 pessoas consomem bebida alcoólica pelo menos uma vez na semana. O dado é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2019, divulgado nesta última quarta-feira (18/11).

O levantamento revelou que, de todas as capitais, a baiana tem a maior proporção de adultos que ingere álcool com essa frequência. O índice em Salvador é de 40,2%. Empatada está Florianópolis (40,2%), seguida de Porto Alegre (39,4%). No Brasil o percentual ficou em 26,4%.

Já na análise por gêneros, os dados mostraram que o consumo de álcool, pelo menos uma vez por semana, é, em geral, maior entre os homens do que entre as mulheres. Na Bahia, 36,6% deles reconhecem a prática, contra 17,9%.

No Brasil, as proporções foram, respectivamente, de 37,1% e 17,0%. No entanto, outro ponto destacado na pesquisa é que, apesar da diferença em relação ao sexo, Salvador tem, entre as capitais, a maior porcentagem de mulheres que consomem álcool com a frequência pesquisada.

A capital baiana também figura entre as líderes no percentual de adultos que relataram consumo abusivo de álcool, indica o IBGE. No ano passado, 28,0% da população adulta de Salvador, cerca de 640 mil pessoas, acabou reconhecendo ter ingerido cinco ou mais doses de bebida alcoólica, em uma única ocasião, nos 30 dias anteriores à entrevista da PNS. À época, esse foi o segundo maior percentual entre as capitais.

Com informações do Aratu ON