Início Notícias REUNIÃO DISCUTE SITUAÇÃO DE CARROCEIROS

REUNIÃO DISCUTE SITUAÇÃO DE CARROCEIROS

Atividade dos carroceiros, circulação de veículos e transporte por tração animal nas vias públicas. Estes foram alguns assuntos pontuados durante reunião que aconteceu na sede da Superintendência de Trânsito e Transporte (STT).

A cada dia é comum ver nas ruas de Camaçari, carroceiros realizando o serviço informal. As carroças são utilizadas para o transporte de pessoas, frete e, principalmente, para carregar materiais de construção e entulhos. Em alguns casos é possível identificar menores conduzindo as carroças puxadas por animais sem atestado de saúde expedido pela vigilância sanitária.

Para o Superintendente Claudecio Taroba, a situação é um grande problema. “Além de termos idosos e crianças, que estão fora das salas de aula, envolvidos nesta atividade, muitos animais sofrem maus-tratos, puxando peso em carroças que não estão adequadas para o serviço de tração”, disse.

Taroba explicou ainda que as carroças atrapalham o trânsito e em algumas situações causam acidentes. “Os cavalos não atingem a mesma potência de um motor, além de que os carroceiros não respeitam as leis de trânsito, invadindo os sinais, podendo causar acidentes e colocar a vida dele e a do animal em risco”, concluiu.

Para ordenar o trânsito, garantindo a fluidez e segurança dos pedestres e condutores e coibir esta ação, durante o encontro ficou decidido que a Associação de Carroceiros fornecerá para o Poder Público uma relação atualizada de carroceiros cadastrados e em seguida enviará uma cópia para a Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes).

Depois de recebido, a Sedes, que tem a responsabilidade social, irá verificar a situação de cada pessoa, a fim de viabilizar a inclusão destes em um dos programas sociais oferecidos pela Prefeitura do Município.

Participaram da reunião Flávio Lobo, assistente da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), Gilmar Pereira, médico veterinário e coordenador do Centro de Controle de Zoonose, Mozart Vivas, secretário da Sedes, Fabiano Dourado, assistente da Sedes, Edvaldo dos Santos, presidente da associação de carroceiros, Beatriz Liebanas, assessora jurídica da STT, Gilmar Santana, diretor de transporte da STT, e Nandneidson Bispo, gerente de educação no trânsito da STT, além de representantes do Caminho do Mar III.

Assessoria de Comunicação (ASCOM)