Início Brasil Respiradores são encontrados ‘jogados’ em almoxarifado da Prefeitura de Novo Gama

Respiradores são encontrados ‘jogados’ em almoxarifado da Prefeitura de Novo Gama

Grupo no telegram: t.me/seligacamacari | Site de vagas em Camaçari: ACESSE
Respiradores são encontrados abandonados em almoxarifado de Novo Gama — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Seis respiradores novos foram encontrados em um almoxarifado da Prefeitura de Novo Gama, no Entorno do Distrito Federal. Segundo o município, parte dos equipamentos foram doados pelo Ministério da Saúde para o enfrentamento da Covid-19, há quase sete meses, mas ainda não tinham sido usados e estavam junto a carcaças de aparelhos eletrônicos.

O prefeito de Novo Gama, Carlinhos do Mangão (PL), divulgou o encontro dos respiradores na última segunda-feira (22), pelas redes sociais. Segundo ele, os respiradores foram “jogados” no almoxarifado pela antiga gestão do município.

“Já são mais de 8 mil mortes por Covid-19 no estado de Goiás. Encontrar esses respiradores mecânicos jogados em um almoxarifado pela gestão passada, ao invés de estarem sendo usados nos postos de saúde e Hospital Mont Serrat, que está sendo justamente para atender pacientes infectados pelo vírus, é de causar indignação”, disse.

Em nota à TV Anhanguera, a ex-secretária de saúde de Novo Gama, Wisliane Maximiano do Nascimento, disse que a equipe de transição da atual gestão foi informada sobre os equipamentos. Ela alegou ainda que os respiradores estavam armazenados de maneira correta e aguardavam passar pelo Controle de Patrimônio para serem distribuídos de forma adequada.

Sobre os respiradores estarem em meio à sucata, a ex-secretária disse que não pode dar mais detalhes, pois não era responsável pelo patrimônio nem pelo depósito da prefeitura.

A Secretaria Municipal de Saúde de Novo Gama disse que os seis respiradores foram doados pelo Ministério da Saúde em 31 de julho de 2020. Segundo o atual secretário de Saúde, Júlio Campos, será aberta uma investigação para entender por qual motivo esses equipamentos foram deixados no local. No entanto, conforme o MS apenas 5 deles foram doados pelo ministério.

“Como foi localizado no almoxarifado da prefeitura, então, o departamento jurídico está cuidando dessa parte e tomando as providencias futuras”, disse o secretário.

Em nota ao G1, o Ministério da Saúde disse que foram entregues cinco ventiladores pulmonares de transporte para o enfrentamento da Covid-19 ao município do Novo Gama, em setembro de 2020. Disse ainda que a pasta não recebeu denúncias de falta de respiradores no município. “Cabe ressaltar que o ventiladores pulmonares entregues pelo o Ministério da Saúde aos estados e municípios são de gestão da Secretaria de Saúde local”.

A reportagem solicitou um novo posicionamento, por mensagem enviada às 17h54, para o secretário de Saúde afim de identificar a procedência do sexto respirador.

Conforme a prefeitura, após serem localizados pela gestão, dois dos aparelhos já foram instalados em unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Outros três serão encaminhados para o Centro de Atendimento a Pacientes com Covid-19. Outro será destinado à Unidade de Pronto Atendimento 24 horas.

“O mundo está vivenciando essa pandemia, e a gente sabe que um aparelho desse fará muita diferença na assistência ao paciente”, disse o secretário.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), Novo Gama contabiliza 3,269 casos confirmados de Covid-19 e 100 óbitos pela doença, até esta quarta-feira (24).

Por Danielle Oliveira, G1 GO