Início Camaçari Relembrar: Barragem Santa Helena se rompeu em 1985

Relembrar: Barragem Santa Helena se rompeu em 1985

Relembrar: Barragem Santa Helena se rompeu em 1985 1

A tragédia da barragem de Brumadinho, fez relembrar fato ocorrido na barragem de Santa Helena em Camaçari. No dia 10 de maio de 1985, às 15h30, foi escutado o primeiro estrondo. A aldeia de pescadores, onde vestígios do movimento hippie dos anos 60 ainda resistiam, logo ficou completamente submersa. A Barragem Santa Helena, distrito de Camaçari na época, havia rompido em questão de segundos.

Leia também: Você sabia que seu celular pode ajudar a salvar sua vida? Saiba como configurar a ficha médica

Os dias de chuvas em Salvador e na Região Metropolitana já ameaçavam ultrapassar a capacidade da barragem, com 400 metros de comprimento e 17 de altura. Por isso, o governo do estado iniciou o processo de retirada dos moradores.

Relembrar: Barragem Santa Helena se rompeu em 1985 2

Os que ficassem poderiam sentir a fúria da água, sob a qual ficaram submersas cerca de 100 casas – as famílias saíram para não morrer. A estimativa é de que cinco mil pessoas tenham ficado desalojadas.

Muita gente retornou dois dias depois, quando o volume da chuva e da água tinha caído. Os prejuízos, no entanto, chegaram a 100 bilhões de cruzeiros. A barragem, que utiliza águas do Rio Jacuípe, foi reconstruída, em 1999, pelo governo do estado. Por Correio da Bahia

Leia mais:
Bahia tem 10 barragens com risco de ruptura; é o maior número do país
Deputado quer formação de comissão na Assembleia para investigar barragens na Bahia