Início Bahia Recuperação da BA-505 foi prometida três vezes por Rui Costa; relembre

Recuperação da BA-505 foi prometida três vezes por Rui Costa; relembre

Recuperação da BA-505 foi prometida três vezes por Rui Costa; relembre 1
Recuperação da BA-505 foi prometida três vezes por Rui Costa; relembre

As condições precárias da BA-505, rodovia que liga sede de Mata de São João ao litoral, há mais de 12 anos são motivos de revolta e indignação de moradores. Na manhã desta segunda-feira (26), um grupo de manifestantes protestaram mais uma vez cobrando do governador a recuperação da via.

A construção da rodovia é uma promessa antiga do governador Rui Costa que se arrasta há mais de cinco anos. Em matéria divulgada no Mais Região, em 2018, o Governador Rui Costa prometeu melhorar a BA-505, durante a inauguração de uma praça em Dias d’Ávila.

Recuperação da BA-505 foi prometida três vezes por Rui Costa; relembre 2
Manifestação nesta segunda-feira (26) – Foto: Divulgação

Na ocasião, Rui Costa não falou sobre prazos para inicio e término da obra, mas sinalizou que há uma lista de estradas com prioridade, e prometeu a requalificação. “Fizemos várias estradas. Não dá para fazer todas de vez. Temos uma escala de prioridade de licitações. Essa estrada está em nosso planejamento e vamos fazer”, destacou.

Essa não foi a primeira vez que a autoridade maior do Estado se comprometeu com os moradores de Mata de São João. A reportagem do Mais Região coleciona outros discursos do governador, que visa priorizar a acessibilidade dos condutores e moradores locais.

Em dezembro de 2016, Rui declarou que a Bahia é um estado grande com receitas pequenas, mas que ainda em 2016 ira licita o trecho da estrada que vai de Itanagra ao litoral norte, e com isso toda a região teria direto a acessar estradas asfaltadas até o litoral.

“Esse é o meu compromisso. Estamos buscando empréstimos para fazer as outras estradas e o compromisso que assumo hoje é que assim que chegar o dinheiro desses empréstimos eu vou colocar como prioridade essa BA 505”, afirmou em visita à Mata de São João para entregar os residenciais Alto do Paraíso I e II.

Recuperação da BA-505 foi prometida três vezes por Rui Costa; relembre 3
Rodovia BA-505 – Foto: Agência Brasil

Em 2015, Rui falou sobre a obra da BA – 505. Durante a inauguração da Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) em Praia do Forte, ele afirmou que aguardava a liberação de um empréstimo para iniciar a obra de recuperação de diversas estradas da Bahia, entre elas a BA-505, que liga o Centro de Mata de São João à Pedra do Salgado. As licitações estão previstas para janeiro de 2017.

“Continuo aguardando um empréstimo do banco Mundial, temos todas as condições e o contrato está pronto para assinar, aguardando o governo federal. Quero reafirmar que assim que o governo Federal nos der o aval, a recuperação da BA-505 será realizada”, declara Rui Costa.

Seguindo a cronologia, o senador Jaques Wagner (PT), enquanto governador, na inauguração da Urbanização de Imbassai, também prometeu ao ex-prefeito João Gualberto que iria priorizar a obra.

Nenhuma promessa foi cumprida e hoje a população cobra as obras da BA-505, que é um vetor de crescimento e desenvolvimento para toda a cidade. “A estrada é um vetor de crescimento e desenvolvimento para toda a cidade. Temos mais de 12 anos pedido ao governo do Estado o melhoramento da via. Acredito que é chegada a hora de todos os moradores da cidade se unirem”, dispara Fábio, morador da zona rural de Mata de São João.

Com informações do Mais Região