Início Capacitação / Cursos Quer se capacitar? Veja dez sites que oferecem cursos online gratuitos

Quer se capacitar? Veja dez sites que oferecem cursos online gratuitos

Cada vez mais, está sendo possível adquirir conhecimento de forma gratuita e sem sair de casa

A capacitação pode ser um grande diferencial para conquistar uma vaga no mercado de trabalho. Cada vez mais, está sendo possível adquirir conhecimento de forma gratuita e sem sair de casa.

cursos online

Há diversos sites que oferecem cursos online gratuitos, em plataformas interativas. Se ligue uma lista de dez deles. Confira:

A Fundação Getúlio Vargas (FGV Online) oferece cursos à distância gratuitos nas áreas de gestão financeira, direito, economia, gestão empresarial, gestão de marketing, entre outras. A carga horária que varia de 5 à 40 horas.

Exemplos de cursos: Balanced Scorecard, Contratação de Trabalhadores, Introdução à Administração Estratégica e Recursos Humanos.

O Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), órgão vinculado ao Senado, oferece cursos à distância gratuitos, em diversos temas, com e sem tutoria. Alguns cursos podem ser úteis para quem deseja estudar para concursos públicos, como os de Introdução ao Direito do Consumidor e de Introdução ao Direito Constitucional.

Para os cursos com tutoria, as pré-matrículas e matrículas estão previstas para o ano que vem. Já as capacitações sem tutoria estão com as matrículas suspensas. “Estamos trabalhando para o aperfeiçoamento do nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem. dúvidas: ilbead@senado.gov.br“, informa o site.

Exemplos de cursos: Orçamento Público Avançado, Conhecendo o Novo Acordo Ortográfico, Introdução ao Orçamento Público e Relações Internacionais: Teoria e História.

O Sebrae oferece mais de 30 cursos gratuitos com tutoria, dispostos por quatro perfis: Quero Empreender, Sou um Microempreendedor Individual, Tenho uma Microempresa e Tenho uma Empresa de Pequeno Porte. As vagas são ilimitadas.

Exemplos de cursos: IPGN – Iniciando um Pequeno e Grande Negócio, MEG – Primeiros Passos para a Excelência, APF – Análise e Planejamento Financeiro e D-Olho na Qualidade: 5Ss para os pequenos negócios.

O Livemocha é um dos sites mais famosos para o aprendizado de idiomas pela internet. Segundo o site, a comunidade Livemocha é formada por “entusiásticos linguistas: professores, especialistas em idiomas, outros estudantes de idiomas, e nativos orgulhosos de seu idioma e herança”. Os membros ajudam uns aos outros a aprender de várias maneiras, como criando mini lições com o parecer do exercício, deixando comentários em respostas aos exercícios práticos e fazendo a prática de conversação através de vídeo, texto ou bate-papo com áudio.

Os conteúdos e atividades no Livemocha são acessíveis utilizando tanto pontos (que você ganha) ou feijões (que você compra). É possível obter conhecimento dos mais variados idiomas, desde mais comuns, como inglês, espanhol e francês, até os mais diferentes, como búlgaro, esperanto, indonésio e persa.

A Escola Superior de Administração e Gestão (ESAGS) oferece cursos gratuitos através do OpenCourseWare Consortium (OCW). Os cursos, disponíveis são na seção ‘Cursos Gratuitos OCW’, são acessados diretamente ao clicar em “Acessar o Curso”, exceto no caso do curso Gestão de Tempo, em que há as opções de fazê-lo sem ou com declaração.

Exemplos de cursos: Cargos e Salários, Formação de Líderes, Comportamentos de Excelência e Design em Apresentações.

A Unesp Aberta é um ambiente de aprendizagem online e gratuito que oferece cursos abertos sem acompanhamento (tutoria), avaliação e certificação. Há diversos cursos nas áreas de Exatas, Humanas e Biológicas, além de e-Books.

Exemplos de cursos: Ferramentas de Diagnóstico de Máquinas, Direito Administrativo, Conteúdos e Didática de Educação Física e Educação Especial e Inclusiva.

A Escola Virtual da Fundação Bradesco oferece diversos cursos online e gratuitos, em diversas áreas como Administração Financeira, Desenvolvimento de Aplicativos, Fotografia e Governança de TI. Primeiro, é necessário realizar a inscrição no portal, preenchendo um formulário. Depois, será enviado um email com o login e a senha de acesso. Com o login e a senha, é possível efetuar a matrícula nos cursos disponíveis.

Exemplos de cursos: Introdução à Fotografia Digital, Administrando e Armazenando Dados com SQL Server 2005, WebDesign e Introdução à Informática.

O projeto educacional Jurisway disponibiliza gratuitamente 860 cursos online sobre temas jurídicos e áreas de apoio, a exemplo de português, inglês e desenvolvimento pessoal. Não é necessário um cadastro prévio no site, mas é recomendável para quem deseja guardar um histórico dos cursos acessados.

Exemplos de cursos: O Condomínio Predial na Prática, Princípios de Direito Penal, Guarda dos Filhos na Separação e Inglês Básico 001 – Encontrando e conhecendo pessoas .

A Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein oferece cursos gratuitos online na área de saúde, através do projeto Cursos Abertos Einstein. A iniciativa integra o movimento mundialopen learning. A proposta, de acordo com o site, é compartilhar o conteúdo usado nos treinamentos institucionais com profissionais de saúde de todo o país.

Exemplos de cursos: Cefaleia, Aleitamento Materno – Técnicas de Amamentação, Prevenção de ICS relacionada ao Cateter e Insuficiência Cardíaca Coronária – Diagnóstico e Tratamento.

O Veduca é uma plataforma de aprendizado on-line que tem o objetivo de democratizar o acesso à educação de qualidade. São oferecidos 276 cursos e todo conteúdo oferecido, baseado em videoaulas, é aberto e gratuito. As capacitações são ofertadas em três formatos: MBA em Engenharia e Inovação, MOOCs e cursos sem certificação.

O conteúdo do MBA em Engenharia e Inovação é baseado em videoaulas com palestrantes convidados da Universidade de São Paulo e da Universidade Federal de Santa Catarina. O conteúdo é aberto e gratuito, mas O MBA conta com um programa pago de certificação, que inclui uma benefícios e serviços para ajudar candidatos a obterem um certificado válido pelo Ministério da Educação.

Já os cursos abertos on-line em larga escala (MOOCs, da sigla em inglês para Massive Open Online Courses) são mais curtos e são oferecidos com certificação. São oferecidos três: Bioenergética, Física Básica e Probabilidade e Estatística. Os certificados dos MOOCs são atestados pelos professores de que o estudante domina o conteúdo abordado no curso e ainda não são reconhecidos pelo MEC.

Por fim, o Veduca oferece mais de 250 cursos livres de universidades do Brasil e do mundo, como Harvard, Yale, Oxford, USP e Unicamp. Eles são para livre consulta e não oferecem certificação.

*iBahia