Início Futebol Quem é o bilionário russo que quer comprar o Fortaleza?

Quem é o bilionário russo que quer comprar o Fortaleza?

Quem é o bilionário russo que quer comprar o Fortaleza? 1
Ivan Savvidis esteve presente em um jogo do Leão e pretende adquirir o time

Encantado pelo Fortaleza ao ver imagens da festa do pós jogo contra o Bahia na última rodada do Brasileirão, o bilionário russo Ivan Savvidis pretende adquirir o Leão e já está negociando com a alta cúpula tricolor.

Nascido na Rússia, filho de pais gregos, Ivan Savvidis é uma figura bastante polêmica. Envolvido com política, dono de empresas e de um time de futebol grego, ele pretende expandir seus negócios para o Brasil.

Savvidis é dono de empresas ligadas ao comércio de carne e produtos agrícolas e ao tabaco, além de ter, na Grécia, um grupo de comunicação e um time de futebol, o PAOK.

Também ligado à política, o russo, em 2003, foi eleito para a Assembleia Legislativa russa – bem como em 1998 – e deputado do parlamento. Com isso, ficou muito próximo do presidente Vladmir Putin.

Em 2018, Savvidis protagonizou um caso que ficou famoso não só no mundo do futebol ao invadir, armado, o gramado ao ter um gol de sua equipe anulado, nos acréscimos do segundo tempo da partida. Na ocasião, ele foi preso e o torneio nacional da Grécia ficou suspenso. Mais tarde ele recebeu três anos de banimento do futebol e teve de pagar uma multa pelo ocorrido.

Quem é o bilionário russo que quer comprar o Fortaleza? 2
Foto:Getty Imagesv

Agora, querendo entrar no mercado brasileiro, ele pretende – junto ao seu filho, Georgios Savvidis – adquirir o Fortaleza. Para isso, o clube precisa mudar o seu estatuto e se transformar em um clube-empresa e suas ações seriam abertas ao mercado financeiro, o que desagrada parte da alta cúpula do Leão.

Além do Tricolor, Savvidis, segundo o Globoesporte.com, ainda pretende ter outros negócios no Brasil e, principalmente, na capital Cearense.

Com informações do goal.com