Início Boato Quebre o comprimido antes de tomar, caso contrário você perderá sua vida?

Quebre o comprimido antes de tomar, caso contrário você perderá sua vida?

Quebre o comprimido antes de tomar, caso contrário você perderá sua vida? 1

Um vídeo está sendo espalhando pelas redes sociais, principalmente Facebook e WhatsApp, com alerta para que se quebre o comprimido antes de tomar, caso contrário o comprimido poderá se expandir e causar a morte. Nas imagens, que sacudiu o mundo em pouco mais de dois minutos, um homem abre o comprimido e encontra papel de seda. Ele também mostra ausência da composição do “medicamento” e outros detalhes. Então, ele sugere que o papel de seda é vendido como medicamentos sabotados. Também encontramos outros vídeos semelhantes alegando revelar a fraude.

Veja o vídeo e o texto original da publicação que estão sendo compartilhados online:

“Aviso: Quebre o comprimido antes de tomar, caso contrário você perderá sua vida. Este vídeo sacudiu o mundo inteiro em 2,17 minutos. Não esqueça de encaminhar após a visualização.”

É claro que este vídeo viralizou rapidamente na internet, inclusive recebi 5 vezes, muitas pessoas ficaram em alerta e estão recompartilhando essa informação, mas a pergunta que não quer calar: Será verdade essa história de quebrar o comprimido antes de tomar, já que ele pode se expandir e causar a morte ou é mais uma dessas informação compartilhadas somente no intuito de causar preocupação na população?

O que você vê no vídeo não é um medicamento para consumo humano. Na verdade, são lenços de papel compactados projetados na forma de comprimidos – para facilitar o transporte. A Zota Healthcare fabricou a tira Magic Tissue Paper que você vê no vídeo. A empresa os fabrica como um produto de presente e também os distribui aos médicos como parte de seu plano promocional. Na caixa, a empresa imprime uma mensagem de aviso dizendo que não são tablets para consumo. O vídeo abaixo explica o mesmo.

Comprimidos de tecido não são desconhecidos, é bastante comum e fácil de ser encontrado à venda, em sites como Mercado Livre e AliExpress, entre outros. Eles também são oferecidos em alguns restaurantes, festas e casamentos para clientes e convidados. Além disso, os tecidos na forma de comprimidos têm outros nomes como Guardanapo de Moeda, toalha de pílula.

Quebre o comprimido antes de tomar, caso contrário você perderá sua vida? 2

Informação Extra
A prática de quebrar um comprimido pela metade para alcançar a dose prescrita pelo médico pode prejudicar o tratamento ou expor o paciente a uma superconcentração do remédio, deixando-o vulnerável a efeitos tóxicos. Uma pesquisa realizada por farmacêuticos do setor de manipulação mostra que as metades obtidas na partição do comprimido apresentam uma variação de conteúdo além dos limites recomendados. (saiba mais aqui: cremesp | G1)

Conclusão
A informação que vem junto com o vídeo é #Falso! Trata-se de lenços de papel compactados projetados na forma de comprimidos para facilitar o transporte que, hoje em dia é comum e muito fácil de se encontrado. Não compartilhe informações sem pesquisar.