Início Destaque PVE promove encontro na Bahia sobre Políticas Públicas de Educação Antirracista

PVE promove encontro na Bahia sobre Políticas Públicas de Educação Antirracista

Para sensibilizar e informar os educadores sobre a importância de políticas públicas para combater o racismo e como este tema afeta a aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes, o programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE), reuniu profissionais de municípios baianos para um Encontro Intermunicipal de Políticas Públicas de Educação Antirracista. As cidades que participaram do evento possuem operações da Votorantim Cimentos, empresa de materiais de construção e soluções sustentáveis.

O evento foi realizado no dia 16 de novembro em Cachoeira (BA), município que contempla a área de atuação da Usina Hidrelétrica de Pedra do Cavalo, que é operada sob concessão da Votorantim Cimentos. Em Camaçari, a empresa possui uma fábrica de argamassa instalada no Polo Industrial e realiza o PVE desde 2017. As ações do Programa abrangem mais de 100 profissionais, entre técnicos da Secretaria de Educação, gestores escolares e coordenadores pedagógicos. A iniciativa também beneficia mais de 10 mil alunos de 30 escolas, além de mobilizar quatro mil pessoas da comunidade.

“A realização do PVE em Camaçari gera impactos positivos para os profissionais da rede municipal de ensino, proporcionando melhorias no aprendizado dos alunos e o engajamento de toda a comunidade. Nesse sentido, a participação desses profissionais no encontro para debater medidas de combate ao racismo demonstra o quanto as ações do PVE despertam interesse e contribuem efetivamente para Camaçari avançar na educação, o que para nós é motivo de orgulho por incentivarmos e participarmos dessa evolução”, afirma o coordenador de Operações Argamassa da Votorantim Cimentos de Camaçari, Marcos Vinícius Simões Oliveira.

Além de Camaçari e Cachoeira, também participaram do Encontro Intermunicipal de Políticas Públicas de Educação Antirracista representantes das Secretarias Municipais de Educação das cidades de Governador Mangabeira, Maragogipe e São Félix. Um dos objetivos do evento foi contribuir para o fortalecimento de uma educação antirracista e emancipatória nos territórios de abrangência, além de fortalecer as relações intermunicipais.

O Programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE) é uma iniciativa do Instituto Votorantim e das empresas investidas e parceiras da Votorantim, como a Votorantim Cimentos. Tem como objetivo, fortalecer a educação por meio do apoio à gestão pública educacional e incentivo à participação familiar na vida escolar de crianças e adolescentes. O público-alvo do programa são secretários (as) de Educação, gestores (as) de escolas e mobilizadores (as) sociais.

No total, o PVE está presente em 93 escolas das cinco cidades que participaram do encontro. “O racismo é uma realidade presente em nossa sociedade, e a escola não está imune a isso. Muitas vezes, nossos alunos negros são vítimas de discriminação, estereótipos e exclusão. Isso não pode mais ser tolerado. Precisamos criar um ambiente escolar acolhedor, onde todos os estudantes se sintam valorizados e respeitados, independentemente de sua cor de pele. Este encontro foi uma oportunidade para compartilharmos experiências, boas práticas e estratégias que possam contribuir para a construção de uma educação antirracista. Vamos discutir como podemos incluir a história e a cultura afro-brasileira e indígena nos currículos escolares, como promover a diversidade e o respeito mútuo, e como capacitar nossos educadores para lidar com situações de discriminação racial. Acreditamos que, juntos, podemos fazer a diferença. Cada um de nós tem um papel fundamental nessa luta contra o racismo. Precisamos agir de forma coletiva, unindo esforços e compartilhando conhecimentos, para que possamos construir uma sociedade mais justa e igualitária, disse Luciana Faria, gestora PVE no Instituto Votorantim.

Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação