Projeto leva Esporte e Educação Ambiental para crianças no litoral

Promover a educação através de atividades esportivas. Essa é a principal proposta do Projeto Fazer e Acontecer Esporte Litoral (FAEL), realizado no Litoral Norte da Bahia nos municípios de Camaçari, Conde e Mata de São João. A iniciativa, que atende crianças e adolescentes de 10 a 17 anos, busca aliar preservação do meio ambiente com o esporte, e já mobilizou mais de 1.500 estudantes nos quase três anos que o projeto está em atuação. O FAEL é realizado pelo Instituto Fazer Acontecer (IFA) e conta com a parceria da Concessionária Litoral Norte (CLN) e do Instituto Invepar.

As atividades do FAEL acontecem durante todo o ano, seja nas escolas ou nos espaços existentes nas comunidades onde o projeto está presente. No munícipio de Mata de São João, as atividades são realizadas na Vila de Diogo, em que parte das práticas esportivas acontecem na escola local e parte em lugares como o rio, a praia e até mesmo as dunas. Nesse momento, além de jogar vôlei ou baleado, os adolescentes também aprendem conceitos de preservação ambiental como a formação das dunas e dos rios e tábua de marés, além de interagirem com o espaço, jogando vôlei dentro do rio, por exemplo.

Em cada localidade, são formados de um a dois grupos, com cerca de 30 alunos cada, e são turmas mistas por gênero e faixa etária. “Todos jogam juntos, sem juiz, apenas mediadores”, revela Renato Cunha, coordenador do Instituto Fazer Acontecer (IFA). A cada seis meses, é realizado um festival com intercâmbio entre os representantes de cada município. Além da Vila de Diogo, o projeto FAEL também está presente em Camaçari na Vila de Abrantes e no Município do Conde nos seguintes locais: Sítio do Conde, Vila do Conde e na Comunidade Quilombola Pedra Grande.

“Além das atividades interativas que mobilizam os estudantes, o projeto também busca sensibilizar o público com valores sobre cooperação, ética, educação e diversidade, além de noções de cuidado com o meio ambiente, aumentando a relação de pertencimento com o local em que vivem. São iniciativas alinhadas com a responsabilidade social da empresa”, destaca Loran Santos, coordenador de Sustentabilidade da CLN.

Capacitação de professores
A 1ª etapa do Projeto FAEL consiste em contatar as Secretarias de Educação municipais, que acionam os educadores interessados em participar da capacitação. Dentre os participantes, cerca de um a dois por município são contratados pelo IFA para compor as turmas locais. Os demais levam as práticas aprendidas durante a capacitação para suas práticas de ensino dentro da escola ou ambiente em que vivem. “Com isso, estima-se que mais de 1.500 estudantes já tenham sido impactados pelo projeto”, informa Renato.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo