Projeto gratuito reúne música, cinema e arte na orla da Barra neste sábado (15)
Música, arte, cinema e feiras integram a programação gratuita, que acontece entre o Porto e o antigo Barravento
Gratuito, o projeto “Viver Barra” estreia neste final de semana com uma série de atividades culturais na orla do bairro. Música, arte, cinema, feiras e aulas de direção de bicicleta integram a programação organizada pela Prefeitura de Salvador, por intermédio da Empresa Salvador Turismo (Saltur).
Com a intenção de movimentar espaço públicos com cultura e entretenimento, o projeto “Viver Barra” estreia neste final de semana com uma série de atividades culturais na orla do bairro. Música, arte, cinema, feiras e passeios ciclísticos integram a programação gratuita, que acontece entre o Porto da Barra e o antigo Barravento – onde termina o piso compartilhado.
O Quarteto Chorinho, composto com Irma Ferreira, Henrique Barreto, Reinan Proença e Lucas Paulo, vai estrear o “Música no Ponto” neste sábado (15), às 18h, com a participação do maestro Fred Dantas. Para as apresentações musicais de blues, jazz, chorinho e MPB, um tablado será montado, tendo como base o ponto de ônibus, que será decorado como um palco, nas imediações do Porto da Barra.
Criado pela Prefeitura de Salvador, por intermédio da Empresa Salvador Turismo (Saltur), o projeto ainda segue com programação gratuita na Avenida Oceânica, onde o som ficará por conta de Tuzé e Ricardo Luedy. A apresentação acontece também no sábado, às 19h, em um espaço montado na esquina da rua Dias D’Ávila.
Segundo o presidente da Saltur, Isaac Edington, o “Viver Barra” chega para contribuir com a política municipal de ocupar os espaços públicos com entretenimento, cultura e lazer e ao mesmo tempo dinamizar a economia local.
“A ideia e que as pessoas possam vir com a família, curtir a programação e frequentar as diversas opções de bares, restaurantes, lanchonetes, sorveterias, tornando essa região ainda mais agradável tanto para os moradores, soteropolitanos de outros bairros da cidade e turistas, tudo isso com muita harmonia com o próprio local”, destacou.
Na manhã do sábado (15), começam também as atividades da Escola Bike Anjo (EBA), que ensina crianças e adultos a dar as primeiras pedaladas ou até mesmo retomar a atividade. A ação, que faz parte do Programa Pedale Seguro Salvador, é uma realização do Movimento do Salvador Vai de Bike em parceria com rede nacional de ciclistas Bike Anjo. Para o futuro ciclista que não tem bicicleta, pode contar com as laranjinhas, que estarão disponíveis no local.
O EBA já atendeu em Salvador aproximadamente duas mil pessoas desde novembro de 2013. Para as crianças, um minicircuito de bike infantil, será montado no largo do Farol da Barra quinzenalmente.
*Correio da Bahia