Início Camaçari Programa Ser Mais Aprendiz mudou a vida de 120 jovens de Camaçari

Programa Ser Mais Aprendiz mudou a vida de 120 jovens de Camaçari

Programa Ser Mais Aprendiz mudou a vida de 120 jovens de Camaçari 1

O programa municipal Ser Mais Aprendiz já beneficiou 120 jovens moradores de Camaçari com idade entre 14 e 19 anos, todos estudantes da rede pública de ensino e integrantes de famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais. A iniciativa da Prefeitura de Camaçari está vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes) e é gerida pela Coordenadoria de Proteção Social Básica (CPB). Do total de vagas, 5% foram destinadas às pessoas com deficiência.

O Ser Mais Aprendiz contempla jovens de vários pontos da cidade, como sede, costa, e zona rural e que encontram, principalmente, em situação de vulnerabilidade social. Durante o programa, que visa garantir uma renda e adquirir uma vivência profissional, possibilitando o ingresso ao mercado de trabalho, os beneficiários desempenham funções como recepcionista, assistente administrativo e assistente pessoal em diversos setores da gestão municipal, valorizando as habilidades, competências e potencial de cada indivíduo.

O programa é composto por uma carga de instrução de 1.080 horas, sendo quatro por dia, de segunda a sexta-feira. O total de horas está dividido em dois momentos: 480 são destinadas à formação profissional ministrada pelo Serviço Nacional de aprendizagem Comercial (Senac), e 600 horas para prática profissional supervisionada, realizada nos setores da prefeitura.

Além disso, o programa Ser Mais Aprendiz oferece uma bolsa de meio salário mínimo, transporte e todos os direitos e garantias trabalhistas de acordo a Lei Nacional de Aprendizagem n.º 10.097/2000.