Início Camaçari Programa “ Casa Melhor” vai beneficiar mais de 25 mil famílias em...

Programa “ Casa Melhor” vai beneficiar mais de 25 mil famílias em Camaçari

O programa Casa Melhor, tem o objetivo de recuperar e melhorar as unidades habitacionais nos mais de 80 bairros da cidade de Camaçari. A meta é beneficiar 25 mil unidades em toda a cidade, proporcionando melhor qualidade de vida para os moradores de Camaçari.

O projeto foi apresentado nesta quarta – feira (22), pelo prefeito Elinaldo, durante coletiva de imprensa, em Camaçari.

O prefeito Elinaldo Araújo falou sobre a importância do programa. “O nosso esforço tem sido para melhorar a vida das pessoas que moram e vivem aqui e este programa garante que isso aconteça no primeiro lugar, que é a sua casa. E o povo precisa de um lugar digno para viver, antes de tudo”, contou.

A Prefeitura de Camaçari pretende investir, em cada residência que necessite da intervenção, R$ 5 mil. Entre as reformas que podem ser feitas na casa estão o revestimento em alvenaria, revestimento no teto, reboco, substituição ou instalação de portas e janelas, pintura, substituição de peça sanitária, entre outras.

A primeira localidade a receber o programa Casa Melhor será Vila de Abrantes. A escolha do local se deu através de um diagnóstico socioeconômico da comunidade, formulado com o auxílio do geoprocessamento de dados espaciais. O prefeito aproveitou a oportunidade para anunciar a data da entrega da primeira casa, que será realizada no dia 29 de agosto (quarta-feira).

De acordo com o secretário de Habitação, Júnior Borges, serão entregues inicialmente 30 casas. Logo após, mais 40 serão contempladas. “Temos a meta, nesta primeira fase do programa, de contemplar 200 famílias na região, dando mais dignidade para o nosso povo, porque quem tem uma casa melhor, vive melhor”, pontuou. Foi anunciado também as próximas localidades que devem ser contempladas: os bairros Mangueiral e Jaraguá.

O programa Casa Melhor possui grandes vantagens, não só para o morador, mas para a localidade como um todo. Para quem será beneficiado, não há a necessidade de sair da sua moradia, não perdendo a sua relação com o bairro. Além disso, as empresas responsáveis pela execução das obras priorizam a contratação de mão de obra do bairro, gerando empregos para a comunidade. E não só a casa passará por uma requalificação, mas todo o bairro, pois serão realizadas obras de infraestrutura no entorno, como pavimentação de ruas, escadarias, praças, quadras, etc.

COMO FUNCIONA O PROGRAMA

A Sehab, com seu grupo de assistente social, vai até a casa do morador fazer uma avaliação social para verificar se o beneficiário se encaixa nos critérios do Programa. Em seguida, uma equipe de arquiteto e engenheiro realiza uma avaliação técnica e estrutural para identificar as principais reformas que podem ser feitas na residência. A partir daí, o morador pode escolher qual reforma deseja fazer, iniciando assim a intervenção na casa.

ESCOLHA DA LOCALIDADE

A Secretaria de Habitação realizou a escolha da primeira localidade em Vila de Abrantes a partir de alguns critérios, detalhadamente analisados:

– Precariedade dos bairros, baseado em dados de IBGE 2010;
– Maior predominância de pessoas abaixo da linha de pobreza (Renda per capta inferior a três salários mínimos);
– Maior densidade habitacional;
– Maior predominância de mulheres chefe de família;
– Maior predominância de domicílios com alvenaria sem revestimento.

QUEM PODE PARTICIPAR DO PROGRAMA

– Estar cadastrado no CADÚNICO do Governo Federal;
– Morar em Camaçari há pelo menos cinco anos;
– Famílias com renda igual ou abaixo de três salários mínimos;
– Famílias com mulheres como chefe de família;
– Famílias com idosos;

FAMÍLIAS QUE NÃO SERÃO CONTEMPLADAS

– Imóveis em situação de risco cadastrados pela Defesa Civil Municipal;
– Imóveis de aluguel;
– Famílias que apresentem renda superior a três salários mínimos.