Início Brasil Primeiro casamento virtual no Brasil será realizado em Minas Gerais; assinaturas serão...

Primeiro casamento virtual no Brasil será realizado em Minas Gerais; assinaturas serão substituídas por vídeos

A primeira cerimônia de casamento civil feita por meio de videoconferência será realizada nesta quinta-feira (30/4), em Minas Gerais. Os noivos, Welton Adriano de Souza, 36, e Heloísa Helena Galeno Coutinho, 40, resolveram não aguardar o final da quarentena para trocarem alianças.

A previsão é que a cerimônia, repleta de amigos e familiares, ocorresse em 4 de abril, data em que o casal completaria nove meses de relacionamento. Com o início da pandemia de coronavírus, no entanto, eles tiveram que adiar o casamento.

“Ao sermos informados do adiamento de nosso casamento, ficamos, no começo, chateados porque tínhamos planejado muitas coisas bacanas. Mas depois passamos a achar a ideia interessante. Tivemos de reinventar, a exemplo do que se faz em qualquer situação difícil”, declarou Welton, sobre ser o protagonista do primeiro casamento virtual no Brasil.

O casamento virtual foi viabilizado por meio de uma portaria do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG), de 22 de abril, em função da necessidade de distanciamento entre pessoas. Além do cartório de Barreiro, apenas o do distrito de Venda Nova tem, por enquanto, autorização para fazer casamentos on-line no estado.

De acordo com a oficial do Cartório de Registro Civil e Notas do Distrito do Barreiro, Letícia Franco, a cerimônia será igual à física, mas feita por meio de um link com aplicativo de videoconferência. As testemunhas estarão assistindo ao casamento, ao mesmo tempo, e o juiz de paz irá presidir a celebração. As assinaturas serão substituídas pelo arquivo do vídeo, que ficará gravado na plataforma e nos arquivos do cartório.

Com informações do Aratu ON