Início Destaque Primeiro bebê matense de 2019 nasce no Centro de Parto Natural

Primeiro bebê matense de 2019 nasce no Centro de Parto Natural

Primeiro bebê matense de 2019 nasce no Centro de Parto Natural 1
Adriana Carvalho e o pequeno Jonas (Foto: Divulgação)

Por Mais Região

Nasceu na noite desta quarta-feira (2) o primeiro bebê matense de 2019, no Centro de Parto Natural (CPN), em Mata de São João. Jonas Carvalho dos Santos, que veio ao mundo por volta das 9h, é o primeiro filho do casal Adriana Carvalho dos Santos e Gilton Silva dos Santos, que já possuem filhos de outros relacionamentos.

A mãe do pequeno Jonas, Adriana Carvalho, falou a reportagem do Mais Região, a felicidade de receber nos braços seu terceiro Filho. “Eu estava ansiosa para conhecê-lo e para apresentar a família seu mais novo membro”, ressalta.

Jonas nasceu pesando 3,365kg e conforme informações médicas deve receber alta nesta sexta-feira (4).

Partos normais – De acordo com dados do CPN, desde a inauguração da unidade foram contabilizados 272 partos até setembro de 2018.

Primeiro bebê matense de 2019 nasce no Centro de Parto Natural 2
Centro de Parto Natural – Foto: Ascom

Inaugurado no dia 22 e dezembro de 2017, o CPN recebeu um investimento no valor de R$ 830.114,00 mil, sendo R$ 293.147,00 MIL provenientes de recursos próprios. Os demais custos contaram com o apoio do Ministério da Saúde, que viabilizou 183.722,00, além da quantia de 353.245,00 mil, referentes de emenda parlamentar destinada pelo Deputado Federal João Gualberto.

Primeiro bebê matense de 2019 nasce no Centro de Parto Natural 3

O espaço conta com cinco quartos individualizados para a gestante e acompanhante (cada quarto foi carinhosamente denominado com nomes de flores, são elas: Orquídea, Rosa, Violeta, Jasmin e Hortência).

O CPN conta ainda com um quarto com banheira para o parto realizado em água, duas incubadoras, dois berços aquecidos e um tocógrafo – aparelho que registra as condições do útero durante o parto. O Centro atende aos critérios de humanização do parto natural, que inclui o cuidado com a ambiência, humanização das condições do parto e respeito à individualidade de cada mulher, cumprindo os critérios estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS).