Presos da delegacia de Mata de São João são transferidos
Por Mais Região
A pedido do Delegado titular de Mata de São João, Euvaldo Costa, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) realizou, na quinta-feira (26), a transferência de todos os presos que estavam custodiados na carceragem da delegacia.
Onze presos considerados de alta periculosidade – envolvidos com homicídios e tráfico de drogas – foram levados para duas unidades prisionais: Colônia Penal de Simões Filho e Centro de Observação Penal de Mata Escura, em Salvador. Sete custodiados foram postos em liberdade por decisão da Justiça.
Na última entrevista à Rádio Laser FM, o delegado Euvaldo destacou que a delegacia já não comportava o número atual de custodiados, sendo que a capacidade máxima é para nove presos. “Quando cheguei à unidade, a carceragem estava parcialmente interditada e o número de presos acima do limite máximo e a situação deixa os detentos revoltados, mas nós sabemos que delegacia não é uma unidade prisional”, salienta.
Princípio de Rebelião – No dia 15 de outubro, a Polícia Militar foi acionada para conter um princípio de rebelião na Delegacia de Mata de São João. Ao chegar no local, os policiais perceberam que a parte interna da carceragem foi destruída, cadeados foram violados e diversos objetos utilizados para bloquear a entrada da PM. Na operação, os presos foram revistados e alguns materiais apreendidos no interior das celas.
Conforme a PM, foi encontrado com os custodiados um machado, espingarda, um simulacro, 27 facas, um maçarico, além de 14 aparelhos celulares e um quantidade não revelada de maconha.
Fuga – No dia 17 de setembro, dois homens que estavam custodiados na Delegacia fugiram. A dupla, Alisson dos Santos e Jorge Pirajá dos Santos, dividia cela com outros 15 homens. Eles serraram as grades da cela para escapar. Para sair da delegacia, eles cortaram também parte da tela que fica no teto do espaço onde os presos tomam banho de sol.