Início Camaçari Prefeitura oferta curso de primeiros socorros para profissionais do trânsito e transporte

Prefeitura oferta curso de primeiros socorros para profissionais do trânsito e transporte

Prefeitura oferta curso de primeiros socorros para profissionais do trânsito e transporte 1

Acidentes estão sujeitos a acontecer a qualquer momento. E ter uma pessoa treinada para aplicar os primeiros socorros é fundamental. Com este objetivo, a Prefeitura de Camaçari, por intermédio da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT), em parceria com o 10º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM), promoveu um curso de primeiros socorros.

Realizada nesta quarta-feira (22/1), no auditório da Casa do Trabalho, a iniciativa foi destinada aos agentes de trânsito e de transporte do órgão, profissionais da Defesa Civil, servidores das secretarias dos Serviços Públicos (Sesp) e do Desenvolvimento Econômico (Sedec), além dos permissionários do transporte municipal, como taxistas, mototaxistas e motoristas de transporte escolar, que tiveram a oportunidade de participar de forma gratuita. Ao final, todos os participantes serão certificados.

Com carga horária de oito horas e aulas realizadas no turno matutino e vespertino, o curso teve as explanações ministradas por bombeiros do 10º GBM. No conteúdo programático, foram abordados técnicas, como: conceitos básicos de primeiros socorros relacionados a engasgo; execução de manobras de reanimação cardiopulmonar, de contenção de sangramentos externo, de proteção adequada às queimaduras, práticas de curativos, imobilização e procedimentos em fraturas, quando houver colisões, acidentes com motocicletas e atuação no socorro às vitimas; tratamento de hemorragias e estado de choque e emergências clínicas; prática segura de transporte, a fim de evitar agravamento das lesões; entre outros.

Segundo o diretor-superintendente da STT, o coronel Alfredo Castro, a formação atende ainda a uma solicitação dos motoristas de transporte escolar do município. “Com a proximidade da volta às aulas, nos adiantamos para acolher essa demanda essencial. A intenção é preparar e capacitar esses profissionais para agir da forma correta em situações de emergência, prestando os cuidados imediatos necessários, evitando o agravamento de estado de saúde da vítima, até a chegada de assistência médica profissional”, destacou o gestor.

Para a condutora de transporte escolar, Elaine Alves, 42 anos, a Prefeitura está de parabéns em atender a um pedido da categoria. “Isso mostra comprometimento e cuidado com as nossas crianças e, sobretudo, com o ser humano”. Ela, que atua no ramo há quatro anos, faz parte de um grupo formado por cinco condutores que atuam em diversos bairros e escolas do município, atendendo a uma média de 100 estudantes. “Esse treinamento de primeiros socorros é importante para que possamos atuar de forma mais segura, além de oferecer mais proteção, reduzindo os riscos de agravamento dos acidentes”, completou.