Início Mata de São João Prefeitura de Mata vai realizar palestras sobre prevenção da doença renal

Prefeitura de Mata vai realizar palestras sobre prevenção da doença renal

Prefeitura de Mata vai realizar palestras sobre prevenção da doença renal 1

Com o objetivo de alertar as pessoas para a necessidade de prevenir a doença renal, que pode ser progressiva e irreversível, a prefeitura de Mata de São João, através da secretaria de Saúde e em parceria com a Renal Bahia, promove duas palestras sobre o tema, nesta sexta-feira (17), na Casa da Cultura.

O encontro será dividido em dois momentos: pela manhã, a partir das 8h, o público-alvo será composto por profissionais de saúde e pela tarde, às 13h, o evento será aberto ao público.

Prefeitura de Mata vai realizar palestras sobre prevenção da doença renal 2

Intituladas ‘Cuidando dos seus rins’, as palestras têm objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância de ingerir água durante o dia. O bate papo será conduzido por José Vasconcelos, Conselheiro Estadual da Saúde e presidente Associação de Defesa dos Pacientes Crônicos Renais do Estado da Bahia e contará com a presença de representantes do Hemoba.

Estima-se que um em cada 10 brasileiros adultos seja portador de algum grau de disfunção renal, especialmente os idosos, já que o risco aumenta com o envelhecimento. A desinformação associada à falta de controle da diabetes e da hipertensão arterial são as principais causas de avanço da doença.

A proposta da entidade juntamente com o Ministério da Saúde é alertar a população para os principais fatores responsáveis. “A prevenção é a melhor forma de lidar com o problema. Esperamos uma adesão maior do público”, convida a secretária de Saúde, Tatiane Rebouças.