Início Meio Ambiente Praia Ponta de Nossa Senhora tem certificação Bandeira Azul renovada; Guarajuba e...

Praia Ponta de Nossa Senhora tem certificação Bandeira Azul renovada; Guarajuba e Itacimirim estão em análise

Praia Ponta de Nossa Senhora tem certificação Bandeira Azul renovada; Guarajuba e Itacimirim estão em análise 1

Acontece nesta quarta-feira (12) a renovação do Programa Bandeira Azul temporada 2018/2019 na Praia Ponta de Nossa Senhora, na Ilha dos Frades, em Salvador. A solenidade contou com a presença da presidente da Fundação Baia Viva, Isabela Silva Suarez, do secretário de Ordem Pública, Marcus Passos, e secretário de Cidade Sustentável, André Fraga.

Em entrevista ao BNews, Isabela falou sobre a ação: “todo ano o programa é renovado, e aí a representante do Bandeira Azul no Brasil, Leana Bernarde, do Instituto Ambientes em Rede, vem ao local. Eles fazem as inspeções e se a praia preenche os requisitos continua com a bandeira”. Isabela também falou sobre a importância da iniciativa: “reafirma que a gestão ambiental implementada pela Fundação Bahia Viva na praia de Nossa Senhora é um modelo de sucesso. Mostra que é possível a atividade turística caminhar junto com preservação ambiental. Melhora a qualidade da água, meio ambiente preservado e serviços oferecidos dentro de alguns critérios”.

Praia Ponta de Nossa Senhora tem certificação Bandeira Azul renovada; Guarajuba e Itacimirim estão em análise 2

A praia Ponta de Nossa Senhora está indo para o terceiro ano de certificação de Bandeira Azul após dois anos de fase piloto, que é um estágio preliminar. É justamente nessa fase que estão as praias de Guarajuba e Itacimirim.

Leana Bernarde também falou ao BNews sobre a importância da Bandeira Azul: “sim, com certeza. Os municípios que estão preocupados em receber um público mais qualificado têm nos procurado para implementação do programa”. Bernarde avalia o caso da praia de Nossa Senhora um sucesso: “é um caso de sucesso e se mantém pelo trabalho que é realizado. Todos os anos reavalia e sempre tudo continua funcionando”.

A representante do Instituto Ambientes em Rede afirmou que há a possibilidade de as praias de Guarajuba e Itacimirim ganhem a certificação já para a próxima temporada: “estão em uma fase piloto. Eles precisam concluir o trabalho de preparação dos acessos, lixeiras, a questão ambiental, concluir análise de água que solicitaram. Mas estão andando bem e talvez a gente consiga avaliar a preparação deles para a próxima temporada”. Por Rafael Albuquerque | BNews