Início Camaçari Praia de Guarajuba desponta com diferencial de turismo sustentável no Litoral Norte

Praia de Guarajuba desponta com diferencial de turismo sustentável no Litoral Norte

Garça Dourada. Este é o significado, em tupi-guarani, do nome de uma das praias mais bonitas do litoral de Camaçari, Guarajuba. O pássaro, típico da região, costuma fazer ninho ao redor das lagoas da localidade que abriga uma diversidade de fauna e flora, além de uma extensão belíssima de praia. E não é por acaso que a região recebeu na manhã deste sábado (17/11), a fase piloto da certificação internacional inédita de sustentabilidade e balneabilidade, o Selo Bandeira Azul.

Com a presença do prefeito de Camaçari, Antonio Elinaldo, do vereador Gilvan Souza, do promotor de Meio Ambiente, Luciano Pita, secretários e autoridades municipais, o Condomínio Paraíso – responsável pela candidatura de Guarajuba ao selo, recebeu as placas de sinalização que marcam o início da fase piloto do programa. Após visitas e avaliações de vários requisitos, Guarajuba torna-se a primeira praia continental do Norte e Nordeste do país com Bandeira Azul.

O programa internacional de certificação ambiental para praias e marinas tem como objetivo elevar o grau de conscientização dos cidadãos e dos tomadores de decisão para a necessidade de proteger o ambiente marinho e costeiro e incentivar a realização de ações que conduzam à resolução dos conflitos existentes.

O prefeito Antonio Elinaldo, aproveitou o evento para agradecer a parceria com a comunidade de Guarajuba e reforçar o compromisso da Prefeitura Municipal com o ordenamento e a criação de um Plano Diretor de Turismo para disciplinar a atividade no município. “Eu acho que o nosso município precisa fazer algumas regras, e o Bandeira Azul veio para se firmar e gerar cada vez mais condições de conservação e gestão ambiental”, destacou o gestor.

Já o vereador Gilvan, defende uma mobilização integrada para resolver o problema do esgotamento sanitário da Costa de Camaçari, proporcionando mais qualidade de vida para a população e opções de negócios para o trade turístico. “Essa certificação nos mostra que precisamos divulgar, ordenar e dar a assistência necessária para todas as localidades da Costa, reconhecendo as características e potencialidades de Busca Vida, Vila de Abrantes, Jauá, Arembepe, Jacuípe e Itacimirim. O Bandeira Azul está chegando em Guarajuba, mas vai fortalecer as políticas ambientais em todo o município”, sinaliza Gilvan.

Para o síndico Luciano Neves, um dos interlocutores da ação, a conquista do selo internacional é um reconhecimento pela consciência ecológica e gestão sustentável que a gestão do Paraíso vem realizando em parceria com Associação de Condomínios de Guarajuba (Ascon). “Nossa maior preocupação é em manter as condições naturais de Guarajuba e garantir que as futuras gerações tenham acesso a um ambiente seguro e ecologicamente sustentável”, explica o síndico.

Após a sinalização, a praia de Guarajuba passa a constar no mapa internacional do programa Bandeira Azul, garantido para moradores e visitantes a satisfação de desfrutar de um ambiente protegido e seguro. Ao todo, são 34 requisitos serão avaliados pela FEE (Foundation for Environmental Education – Fundação para Educação Ambiental), órgão internacional, responsável pela certificação. Os requisitos estão relacionados às áreas de educação ambiental, qualidade da água, gestão ambiental, segurança e serviços.

‘Bandeira Azul veio para se firmar e gerar cada vez mais condições de conservação e gestão ambiental’, destacou o gestor (Foto: Divulgação)