Início Notícias PORTO DA BARRA É ELEITO MELHOR BANHO DE ESGOTO DO MUNDO

PORTO DA BARRA É ELEITO MELHOR BANHO DE ESGOTO DO MUNDO

porto da barra esgoto ratos criança areia foto mauro nassor jornal correio

Por Zé Lorota*

Após receber o título de 3º Melhor Banho de Mar do Mundo, concedido pelo jornal britânico The Guardian, a praia doPorto da Barra, em Salvador, voltou a conquistar uma premiação importante, desta vez de uma conceituada publicação de Feira de Santana.

A revista Subaé Surf concedeu à praia soteropolitana o prêmio de Melhor Banho de Esgoto do Mundo, após uma votação feita entre especialistas que levaram em consideração o nível de concentração de dejetos, vírus e bactérias nas praias. “O desempenho do Porto foi excepcional. Foram mais de 12.500 coliformes termotolerantes em apenas uma análise. Além disso, por mais de um ano a praia conseguiu manter a invejável média de 10 mil coliformes fecais por análise”, comentou Mascarenhas Santana, editor da Subaé Surf.

Nesta segunda-feira (6/1), a praia mostrou que o título é mais do que merecido. Após fazer sol e chuva (casamento da viúva), uma água suja e fétida desceu de uma galeria, invadiu a areia e correu para o mar, afastando alguns banhistas mais frescos.

No entanto, os fortes e corajosos aproveitaram a situação. “O banho ficou ainda melhor. Bem mais ‘da hora’ que o Tietê”, elogiou a turista paulista Evarista Batista.

Em meio à sujeira, alguns ratos foram vistos pegando (e tirando) onda, ao lado de banhistas que se divertiam com a água vinda de um esgoto clandestino – a Embasa confirmou a origem da água suja.

Mas nem tudo foi alegria. Dois ratinhos, frequentadores assíduos da praia, não resistiram à sujeira e morreram na areia, para tristeza de algumas pessoas.

“Eu conhecia a dupla. O pessoal aqui os chamava de Pink e Cérebro, porque eles sempre estavam juntos, planejando alguma coisa. Uma pena terminarem assim”, lamentou Maria Marieta, veterinária e ativista dos direitos animais.

Apesar de tudo indicar que a causa mortis tenha sido o nível de poluição da praia (alto até para um rato), uma perícia ainda será feita no corpo dos animais. Agentes do Departamento de Polícia Tétrica (DPT) que estiveram no local afirmaram haver a suspeita de que os ratos tenham morrido em decorrência de leptospirose humana. O laudo sai dia 30 do mês que vem.

Veja como foi a enxurrada desta segunda-feira:

*Zé Lorota é jornalista (sem diploma), sommelier de puta, destruidor de lares, distribuidor de água mineral da torneira e aplicador de hidrogel.

 

Fonte: Comunica Bahia