Por que nós soluçamos?
O soluço é um fenômeno chato que acontece com o nosso corpo e é até estranho para algumas pessoas. A maioria das pessoas irão ter essa sensação ao menos uma vez na vida. O mesmo acontece com os animais, com os gatos, cães, cavalos e ratos. O soluço tem sido observado também em fetos. Enquanto os cientistas sabem explicar como ocorrem essas contrações involuntárias, eles ainda permanecem sem entender o motivo do soluço acontecer.
Os soluços surgem quando o diafragma – um músculo em forma de cúpula que separa o tórax do abdômen – de repente se contrai. De acordo com as escolhas do NHS, não existem motivos óbvios para a obtenção de soluços, mas eles podem ser mais prováveis de acontecer se você estiver bebendo álcool, bebidas com gás, como o refrigerante, fumando ou se você comeu algo muito rapidamente.
Os cientistas não sabem por que nós soluçamos e qual o seu propósito. Ainda não se sabe também uma maneira definitiva de se livrar deles. Você provavelmente já ouviu falar de inúmeras práticas para curar soluços, sendo o mais popular a prática de prender sua respiração, mas estes são na sua maioria, feitas com base em evidências anedóticas.
Alguns pesquisadores sugerem que os soluços se tratam de uma forma de epilepsia, mas enquanto isso pode ser uma explicação para soluços patológicos, ele não explica a presença de soluços em pessoas saudáveis.
Em um estudo de 1997, publicado na revista Gut, os pesquisadores Peter Kahrilas e Guoxiang Shi exploraram a “hipótese de exercício respiratório”, que sugere que os soluços preparam os músculos respiratórios do feto para respirar após o nascimento, os reforçando. Outra teoria sugere que os soluços podem ser importantes para limpar o mecônio – as primeiras fezes que um recém-nascido produz – que às vezes pode ser inalado durante os tempos de sofrimento fetal.
Existem alguns problemas óbvios com esta teoria, que Daniel Howes assinala em seu artigo publicado em 2012 na Bioessays. De acordo com Howes, é improvável que as breves contrações que ocorrem durante um soluço terão qualquer efeito benéfico significativo sobre os músculos respiratórios. No caso do mecônio, Howes sugere que os soluços seriam movidos pelas vias aéreas.
Mas por que nós ainda carregamos esta relíquia evolucionária? Pesquisadores sugerem que os soluços poderiam ter sido adaptados para ajudar mamíferos a aprender a mamar. De acordo com alguns pesquisadores, o soluço e a sucção têm mecanismos semelhantes e a via neural do soluço pode ter sido mantido como o fechamento da glote, impedindo que o leite de entre nos pulmões.
Fonte: IFLScience