In├şcio Cama├žari Popula├ž├úo de Cama├žari recebe nova base do SAMU na pr├│xima quarta-feira (09)

Popula├ž├úo de Cama├žari recebe nova base do SAMU na pr├│xima quarta-feira (09)

A nova base do Servi├žo de Atendimento M├│vel de Urg├¬ncia (SAMU 192) da sede de Cama├žari ser├í inaugurada na pr├│xima quarta-feira (09/01), ├ás 17h. A unidade ficar├í localizada no pr├ędio onde funcionava a Promotoria P├║blica Municipal, no Ponto Certo. O SAMU 192 de Cama├žari ├ę respons├ível pela regula├ž├úo do SAMU em sete munic├şpios. Al├ęm de Cama├žari, comp├Áem a regional os munic├şpios de Itanagra, S├úo Sebasti├úo do Pass├ę, Conde, Pojuca, Dias dÔÇÖ├üvila e Mata de S├úo Jo├úo.

Secret├írio de Sa├║de de Cama├žari, Elias Natan ressalta os ganhos para a popula├ž├úo com a nova base. ÔÇťToda a telefonia passar├í a ser digital por fibra ├│tica. Com isso, solucionaremos o problema das pessoas ligarem para o 192 e a liga├ž├úo n├úo ser recebida pela central ou ent├úo das liga├ž├Áes ca├şrem durante o atendimentoÔÇŁ, explica.

Outro problema que ser├í solucionado ├ę o tempo-resposta entre o chamado e o atendimento. ÔÇťHoje, a base do SAMU aqui na sede est├í dentro de um bairro residencial com mais de oito quebra-molas no caminho entre a base e a avenida principal. Al├ęm disso, temos muitos carros estacionados nas ruas e pessoas transitando, principalmente crian├žas. Tudo isso faz com que tenhamos um atraso no deslocamento das unidades m├│veis, o que ser├í solucionado com a nova baseÔÇŁ, destaca Elias Natan.

Atualmente, o SAMU Cama├žari possui duas bases, sendo uma na sede e outra na orla, em Arembepe, inaugurada h├í pouco mais de um ano pelo prefeito Elinaldo Ara├║jo. S├úo cinco unidades m├│veis, sendo duas b├ísicas e uma avan├žada na sede e uma b├ísica e uma avan├žada na orla.

Coordenadora do SAMU Cama├žari, M├┤nica Cardoso comemora a inaugura├ž├úo da nova base. ÔÇť├ë mais um avan├žo na sa├║de p├║blica da cidade. Agora, o pr├│ximo passo ├ę chegar a um acordo com o Hospital Geral de Cama├žari [HGC] para que as macas do SAMU n├úo fiquem retidas quando levarmos pacientes para o HGC por falta de leitos no hospital estadual. Pois, com as macas retidas, as ambul├óncias n├úo podem sair para atenderem aos chamadosÔÇŁ.