In├şcio Brasil Petrobras aumenta pre├žo do g├ís de cozinha em 4,5% a partir de...

Petrobras aumenta pre├žo do g├ís de cozinha em 4,5% a partir de domingo

Por Cristina Indio do Brasil ÔÇô Ag├¬ncia Brasil

Os pre├žos do g├ís de cozinha para uso residencial em botij├Áes de at├ę 13 kg (GLP P-13), v├úo aumentar em 4,5% nas refinarias, em m├ędia, a partir da 0h de domingo (5).

Segundo a companhia, a causa principal do reajuste ├ę a ÔÇťalta das cota├ž├Áes do produto nos mercados internacionais, influenciada pela conjuntura externa e pela proximidade do inverno no hemisf├ęrio norteÔÇŁ. Ainda conforme a companhia, a varia├ž├úo do c├ómbio tamb├ęm contribuiu para a necessidade do aumento.

A Petrobras informou que a eleva├ž├úo foi aplicada sobre os pre├žos praticados nas refinarias sem incid├¬ncia de tributos. Como a legisla├ž├úo brasileira garante liberdade de pre├žos no mercado de combust├şveis e derivados, o pre├žo para o consumidor depender├í de cada distribuidora e revendedora.

Pelos c├ílculos da companhia, se a alta for repassada integralmente aos pre├žos finais, o pre├žo do botij├úo de GLP P-13 pode ser reajustado, em m├ędia, em 2%, cerca de R$ 1,21 por botij├úo, caso sejam mantidas as margens de distribui├ž├úo e de revenda e as al├şquotas de tributos.

De acordo com a Petrobras, o reajuste acompanha a pol├ştica de pre├žos divulgada no in├şcio de junho. O ├║ltimo aumento entrou em vigor no dia 11 de outubro deste ano. A altera├ž├úo valer├í a partir de domingo n├úo se aplica ao g├ís liquefeito de petr├│leo (GLP) destinado a uso industrial e comercial.