Início Tecnologia Pesquisa do Google define professora como ‘prostituta’ e classifica como ‘brasileirismo’

Pesquisa do Google define professora como ‘prostituta’ e classifica como ‘brasileirismo’

Grupo no telegram: t.me/seligacamacari | Site de vagas em Camaçari: ACESSE
Resultado do google atribui professora a prostituta Foto: Reprodução/internet

Ao buscar no Google os termos “professora significado”, a resposta dada pelo dicionário utilizado pela ferramenta surpreende e choca. A segunda definição do termo é “prostituta com quem adolescentes se iniciam na vida sexual”, classificada como um “brasileirismo”. Imagens com a definição viralizaram nas redes sociais e no WhatsApp. O EXTRA fez o teste nesta segunda-feira e obteve o mesmo resultado. Em primeiro lugar, vem a definição correta: “mulher que ensina ou exerce o professorado”.

O mesmo resultado aparece em outros dicionários, como o Houaiss, e no dicio.com.br. Quando a busca é feita por “professor significado”, no masculino, o resultado é diferente. Neste caso, o primeiro resultado diz “aquele que professa uma crença”, e o segundo; “aquele que ensina”.

Resultado de busca para a palavra no masculino Foto: Reprodução/internet

Professora e coordenadora de uma rede privada, Priscila Ferreira dos Santos lamenta a definição com conotação sexual dada pela plataforma. De acordo com ela, a sexualização da profissão está presente no cotidiano, e até nas piadas feitas por humoristas em peças de comédia.

— Essas comparações sexuais estão presentes nas piadas diárias, seja nos monólogos dos humoristas, ou nas rodinhas de conversas. A imagem da professora é sempre sexualizada. Na sala dos professores eu estou sempre ouvindo a piada dos colegas, e é sempre uma ironia. Somos sempre a divorciada, a solteirona que tem seus casinhos por aí — critica.

Amanda Justino atualmente é professora da educação infantil, mas já trabalhou com adolescentes. Ela desistiu de lecionar para jovens por causa dos inúmeros casos de assédio que sofria em sala de aula.

— Não foi uma experiência boa para mim. Eu tinha problemas com os rapazes e consequentemente com as meninas, que tentavam tirar a minha autoridade por causa da atitude dos rapazes — afirma.

A assessoria do Google informou que privilegia resultados de fontes confiáveis e autoritativas para os quadros que aparecem em primeiro resultado dos termos buscados e que, no caso do box Dicionário, o conteúdo gerado é produzido por terceiros, e não pela plataforma Google. A assessoria ainda ifnorma que para reclamações sobre o resultado de qualquer busca, esta pode ser feita clicando na palavra “Feedback”, que aparece logo abaixo do resultado da pesquisa. Por meio de nota a assessoria informou ainda que licencia o conteúdo dos parceiros para oferecer respostas na página de resultados da Busca, incluindo dicionários.

Leia abaixo a nota na íntegra atualizada:

“Quando as pessoas pesquisam por definições de palavras na Busca, frequentemente, elas desejam informações de maneira rápida. Por isso, trabalhamos para licenciar conteúdos de dicionários parceiros, que são exibidos diretamente na Busca. Os resultados incluem usos coloquiais que podem causar surpresa, mas não temos controle editorial sobre as definições fornecidas por nossos parceiros que são os especialistas em linguagem. Reconhecemos a preocupação neste caso e vamos transmiti-la aos responsáveis pelo conteúdo.”

Por Extra